Mina do Lousal mostra resultados do «Projeto Extrai: arte e comunidade em ação»

Trabalhos de Ângela Ferreira, Rogério Taveira, Tiago Rocha Costa, Letícia Larín e Pedro Vaz, com a comunidade

Os trabalhos produzidos no âmbito do «Projeto Extrai: Arte e comunidade em ação», por cinco artistas, podem agora ser vistos no Museu Mineiro e no edifício da Trituração do Lousal.

O projeto, que decorreu no Lousal com o apoio do Município de Grândola, concretizou um programa de valorização identitária do território através da arte pública, com o envolvimento da comunidade.

No dia 4 de Dezembro (Dia de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros) foram apresentados os resultados das cinco residências artísticas desenvolvidas por Ângela Ferreira, Rogério Taveira, Tiago Rocha Costa, Letícia Larín e Pedro Vaz, em colaboração com a comunidade e com as entidades locais. São esses trabalhos que estão agora em exposição.

Devido às medidas de contenção da Covid-19, os artistas foram residindo em períodos de três a seis dias na aldeia do Lousal e contactaram com a comunidade a fim de se inteirarem sobre o período de exploração mineira e sobre as condições e modos de vida atuais.

Os artistas foram dirigidos por Sérgio Vicente, escultor e professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL), e apresentaram trabalhos no âmbito das artes performativas, escultura, escultura sonora e projeção de vídeo.

O projeto foi financiado pela Direção-Geral das Artes, no âmbito de uma candidatura submetida pela Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense ao concurso «Apoio a Projetos – Programação e Desenvolvimento de Públicos 2019», tendo envolvido artistas da FBAUL.

Teve ainda o apoio financeiro e logístico do Município de Grândola e da Associação Cultural OUT.RA e o apoio institucional da Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros, da FBAUL, do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, do Centro Ciência Viva do Lousal e da Casa do Povo de Azinheira dos Barros – Centro Comunitário do Lousal.

 

 

 
 



Comentários

pub