Instalações do IEFP em Santo André vão ser um campus de formação de última geração

Espaço será alvo de um investimento de 20 milhões de euros

O Instituto do Emprego e Formação Profissional tem novas instalações em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, um espaço que se vai transformar num campus de formação profissional de última geração, que, quando atingir a sua capacidade máxima, terá condições para acolher 1500 formandos.

As instalações do IEFP no Alentejo Litoral vão ser alvo de um investimento de 20 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a área da qualificação.

O processo encontra-se «numa fase avançada, o que permite recorrer às verbas do PRR para fazer esta grande expansão das antigas instalações do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Vila Nova Santo André, que farão deste centro um campus de ensino profissional como esta região nunca teve», segundo Miguel Cabritam, secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, numa visita realizada a este centro, na passada quinta-feira.

O governante adiantou que este investimento é apenas um dos previstos nesta área, no PRR.

A nível nacional «serão criados cinco novos centros, nos quais se inclui o de Vila Nova de Santo André, que irá permitir uma melhor cobertura territorial da resposta ao nível dos cursos de formação profissional, com uma estrutura modernizada plenamente equipada para a formação na área digital, energia, ambiente, indústria e turismo», entre outras.

 

 

O projeto prevê a construção de mais três edifícios, a juntar ao atualmente existente.

Um deles destinar-se-á à formação na área da indústria, em áreas como a robótica, domótica, mecatrónica, soldadura e metalurgia. Outro edifício destinar-se-á à formação na área do turismo e terá um Restaurante Pedagógico para formação de cozinha e serviço de mesa. Também será construído o “Bloco Social”, com cerca de 30 quartos, para albergar formandos de outras zonas do país, e um refeitório.

«As valências que serão criadas, assim como a disponibilização destes serviços, constituirão uma total revolução em termos de capacitação na área da formação profissional», considerou António Valadas da Silva, presidente do Conselho Diretivo do IEFP.

O projeto, a desenvolver numa área com cerca de 60 mil metros quadrados, «inclui também a criação de uma praça central destinada a iniciativas na área da formação, um anfiteatro ao ar livre e um espaço verde, com circuito de manutenção e parque de merendas aberto a toda a população», acrescentou a Câmara de Santiago do Cacém.

Neste momento, e ainda antes de feito o avultado investimento que está previsto, já decorrem algumas ações de formação no novo polo do IEFP.

«Com o início de atividade do novo campus, o Centro de Formação do IEFP na Quinta da Boavista, em Santiago do Cacém, ficará destinado aos cursos ligados à área agrícola», salientou a autarquia.

 

 

Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, sublinhou a «carência de formação profissional existente na região» e acredita que «os vários projetos que se perspetivam para os próximos tempos, na área da logística, da indústria e do turismo, necessitam de profissionais qualificados».

No entanto, «o Litoral Alentejano não tem um centro agregador das várias áreas de formação».

Esta realidade mudará em breve, graças àquele que é «um dos maiores investimentos públicos previstos para o concelho e região, desde a construção do Hospital», que trará «desenvolvimento económico e social em particular para a Vila Nova de Santo André».

David Gorgulho, presidente da Junta de Freguesia de Santo André, considera que o centro trará à cidade uma nova dinâmica, salientando que «quando se fala em desenvolvimento económico é precisamente deste tipo de investimentos que falamos».

 

 



Comentários

pub