Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

A futura Loja do Cidadão de Santiago do Cacém terá carácter supramunicipal, segundo o protocolo assinado ontem, dia 2, na Sala de Sessões da Câmara Municipal.

A Loja do Cidadão irá funcionar no edifício do antigo Banco Nacional Ultramarino, que pertence à Autarquia, o que facilita o processo de instalação, disponibilizando, desta forma, num mesmo espaço os serviços públicos da Segurança Social, Finanças e Espaço Cidadão.

O presidente da Câmara Álvaro Beijinha sublinhou, na cerimónia de assinatura, que este “é mais um passo num caminho que ainda é longo” para a instalação da Loja do Cidadão no concelho.

são brás de alportel

Agradecendo a disponibilidade da Agência para a Modernização Administrativa num processo que “é um bom exemplo da cooperação entre a Administração Local e Central”, o autarca defendeu que “seria bom que, no futuro, se estendesse a outras situações pois quem ganha são os cidadãos”.

O presidente da autarquia disse esperar que, neste espaço, seja dada uma resposta “moderna e eficiente”, mas também que os serviços das Finanças e da Segurança Social passem a funcionar em “condições muito melhores do que as atuais, o que será benéfico quer para os utentes como para os funcionários”.

O Espaço Cidadão irá, também, instalar-se nesta Loja centralizando um conjunto de serviços da Administração Pública.

 

Sul Informação

Álvaro Beijinha salientou que “só através do investimento contínuo na eficiência dos Serviços Públicos é que podemos servir melhor as populações, e contribuir para um território mais desenvolvido económica e socialmente”.

Com esse propósito, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, nos últimos anos ,“tem investido na modernização dos serviços”, através de ações como a implementação do Sistema de Gestão Documental, a abertura do Balcão Único Municipal, a instalação do Gabinete Municipal em Vila Nova de Santo André e de um investimento constante dos serviços para uma resposta mais célere.

A secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa homologou o protocolo firmado entre a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, a Agência de Modernização Administrativa, a Autoridade Tributária e Aduaneira e o Instituto da Segurança Social.

Maria de Fátima Fonseca afirmou que “o trabalho conjunto entre entidades é fundamental para responder com capacidade e competência aos desafios colocados”.

Para a governante, um desses desafios, apesar do uso crescente do digital, é o da “acessibilidade e da proximidade aos Serviços Públicos”.

Por essa razão, a Loja de Cidadão e Espaço Cidadão “são uma rede em expansão” e o espaço que abrirá no concelho de Santiago do Cacém “será de última geração”, para que possa garantir “a presença física” dos utentes, mas também “apoiar e capacitar para a utilização autónoma dos serviços digitais”.

O investimento na Loja de Cidadão será candidatado pela Câmara Municipal ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), depois do aviso do Governo a dar notícia de que existem verbas destinadas à criação destes equipamentos.

A autarquia irá apresentar candidatura ao 2.º aviso deste programa, tendo em consideração que se encontra neste momento em fase de conclusão o projeto de execução, que exige especificidades técnicas que requerem fundamentos sólidos para que a candidatura seja aprovada.

O município recorda que, em comunicado, o Ministério da Modernização e da Administração Pública lançou, a 1 de Setembro passado, o 1.º aviso dirigido aos municípios, explicando que estes dispunham de um mês para preparar a candidatura. O lançamento do 2.º aviso foi apontado pelo Governo para o final deste ano ou início de 2022.

Além do Município de Santiago do Cacém, o protocolo foi assinado pelos representantes da Agência para a Modernização Administrativa, Paulo Mauritti, da Autoridade Tributária e Aduaneira, Nelson Inácio, e do Instituto da Segurança Social, Sofia Carvalho.

Na cerimónia de assinatura, estiveram presentes três secretários de Estado: Maria de Fátima Fonseca, da da Inovação e da Modernização Administrativa, Jorge Botelho, da Descentralização e da Administração Local, e ainda de Gabriel Bastos, da Segurança Social.

Estiveram também presentes a presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, os vereadores da Câmara Municipal Mónica Aguiar, Albano Pereira, Sónia Gonçalves, Artur Ceia e Susana Pádua, a presidente da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra, bem como convidados em representação de várias entidades.

 

 

Sul Informação

 



inframoura cada gota importa
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Trânsito cortado geral

Condutor de camião morre em despiste no IC1 no concelho de Ourique

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso em licenciaturas

Sul Informação - Câmara de Grândola diz que vai analisar proposta do Belenenses SAD de se mudar para o Alentejo

Câmara de Grândola reitera urgente criação de novas praias naquela faixa costeira