Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
faceco

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram reconhecidas, esta quarta-feira, 15 de Dezembro, como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, após uma sessão do Comité Intergovernamental que decorre em Paris (França). 

Em nota de imprensa, a Câmara de Campo Maior diz que este é «um momento histórico» para este concelho e «para os campomaiorenses que veem assim ser reconhecida uma tradição com mais de um século de história».

Graça Fonseca, ministra da Cultura, já reagiu a este conhecimento.

jf-quarteira

«Todos os portugueses, em particular os alentejanos, estão, uma vez mais, de parabéns por saberem manter viva uma das mais ricas tradições culturais portuguesas, justamente designadas Festas do Povo de Campo Maior», diz a governante, numa nota enviada às redações.

Esta inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO junta-se a outras manifestações culturais do Alentejo, como o Cante, o Figurado de Barro de Estremoz e os Chocalhos de Alcáçovas.

As Festas do Povo de Campo Maior consistem na decoração das ruas de Campo Maior (sobretudo no Centro Histórico) com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pelos residentes de cada rua.

São festas que não se realizam ciclicamente, mas quando o povo entende. As últimas realizaram-se em 2015, ano que marcou o regresso deste grande evento de cultura popular.

 

Sul Informação

 



lagos eventos
zoomarine

Também poderá gostar

Sul Informação - Distrito de Beja deixa de ter concelhos em risco muito elevado

Campeonato do Mundo de Pesca Freestyle Method já decorre em Alvito

Sul Informação - IPBeja: terminam amanhã candidaturas à pós-graduação em sustentabilidade e inovação em frutos secos

IPBeja abre candidaturas para concursos especiais de ingresso em licenciaturas

Sul Informação - Câmara de Grândola diz que vai analisar proposta do Belenenses SAD de se mudar para o Alentejo

Câmara de Grândola reitera urgente criação de novas praias naquela faixa costeira