Festas do Povo de Campo Maior são Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Estas festas não se realizam ciclicamente, mas quando o povo entende

Foto: Câmara de Campo Maior

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, foram reconhecidas, esta quarta-feira, 15 de Dezembro, como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, após uma sessão do Comité Intergovernamental que decorre em Paris (França). 

Em nota de imprensa, a Câmara de Campo Maior diz que este é «um momento histórico» para este concelho e «para os campomaiorenses que veem assim ser reconhecida uma tradição com mais de um século de história».

Graça Fonseca, ministra da Cultura, já reagiu a este conhecimento.

«Todos os portugueses, em particular os alentejanos, estão, uma vez mais, de parabéns por saberem manter viva uma das mais ricas tradições culturais portuguesas, justamente designadas Festas do Povo de Campo Maior», diz a governante, numa nota enviada às redações.

Esta inscrição como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO junta-se a outras manifestações culturais do Alentejo, como o Cante, o Figurado de Barro de Estremoz e os Chocalhos de Alcáçovas.

As Festas do Povo de Campo Maior consistem na decoração das ruas de Campo Maior (sobretudo no Centro Histórico) com flores de papel e outros objetos em cartão e papel, feitos pelos residentes de cada rua.

São festas que não se realizam ciclicamente, mas quando o povo entende. As últimas realizaram-se em 2015, ano que marcou o regresso deste grande evento de cultura popular.

 

 



Comentários

pub