Dark Sky Alqueva premiado nos World Travel Awards pelo «carácter inovador no astroturismo»

Prémios foram anunciados na passada quinta-feira, 16 de Dezembro

Foto: Miguel Claro

O Dark Sky Alqueva, em Reguengos de Monsaraz, recebeu o prémio World’s Responsible Tourism Award, pelo «caráter inovador deste destino de astroturismo e o seu modelo de desenvolvimento sustentável».

Estes prémios, anunciados na passada quinta-feira, 16 de Dezembro, na edição de 2021 da Grande Final dos World Travel Awards, representam «o que há de melhor em viagens e turismo no mundo, reconhecendo e recompensando a excelência em todos os setores da indústria turística», explica a empresa.

Marta Prates, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, considera que «este prémio internacional demonstra que o astroturismo no concelho e na região do Grande Lago Alqueva é um excelente produto turístico que aposta na sustentabilidade»

A autarca felicita ainda a reserva Dark Sky Alqueva «pelo reconhecimento obtido nos World Travel Awards, considerados os Óscares do Turismo».

A reserva Dark Sky Alqueva nasceu em 2007 e integra 10 concelhos portugueses e 13 espanhóis disseminados por 9.700 quilómetros quadrados na área do Grande Lago Alqueva.

Os turistas que a visitam podem «usufruir de uma rota que proporciona observações astronómicas no Observatório Oficial Dark Sky, na Cumeada ou em qualquer zona do território certificado como Starlight Tourism Destination, sempre acompanhadas por um guia», realça a empresa.

Para além destas atividades foram desenvolvidos «passeios pedestres que combinam património e natureza, canoagem, ioga do sistema solar, passeios a cavalo, provas de vinhos e workshops fotográficos, liderados pelo astrofotógrafo Miguel Claro».

Os World Travel Awards já premiaram o Dark Sky Alqueva com o Europe’s Responsible Tourism Award, em 2019 e 2021, o World’s Responsible Tourism Award em 2020 e, agora, 2021, e os Europe’s Leading Tourism Project e World’s Leading Tourism Project, em 2020.

 



Comentários

pub