“Como alimentar o Planeta” é o tema da 38ª Ovibeja

Realização da Feira ainda é incerta, mas a organização avança com os preparativos

Ovibeja em 2019 – Foto de arquivo

“Como Alimentar o Planeta” é o tema central da 38ª Ovibeja, certame organizado pela ACOS – Agricultores do Sul, agendado para a semana de 21 a 25 de Abril do próximo ano.

Analisar “o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação” são as metas definidas pela organização da feira.

A escolha desta temática tem uma “dupla vertente”, esclarece Claudino Matos, diretor-geral da ACOS.

Por um lado, o objetivo passa por salientar a importância do setor agrícola no âmbito da soberania alimentar. Por outro, a ACOS pretende colocar em diálogo uma vertente mais ligada à sustentabilidade e preservação do ambiente.

A entidade organizadora da feira afirma que “está a trabalhar para que a edição presencial seja uma realidade”. Isto apesar de a realização da feira depender da evolução da pandemia.

Além de muitas outras iniciativas, um dos grandes destaques do evento é o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, realizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite.

 

 



Comentários

pub