Cidadãos de Castro Verde oferecem computadores a estudantes universitários

Projeto “Andorinhas” é constituído por cidadãos comuns, anónimos e empresas locais

O projeto nasceu na Primavera, ganhou asas e vai entregar, agora, seis computadores portáteis a alunos de Castro Verde que frequentem o ensino superior e que necessitem do equipamento. As candidaturas já abriram. 

“Andorinhas Fazem Castro Verde” – este é o nome da iniciativa que nasceu com a finalidade de «fazer algo maior e de positivo» junto da comunidade local, depois de um período de confinamento, conta Susana Vieira.

Constituído por cidadãos comuns, anónimos e também por empresas locais, foi definido pelos promotores do projeto que o apoio seria dado a estudantes que ingressaram, neste ano letivo, no Ensino Superior.

Inicialmente, «éramos poucos», recorda Susana Vieira, mas a comunidade «foi crescendo» e, «de um ou dois computadores que pensámos que conseguiríamos comprar, conseguimos comprar seis».

O dinheiro que permitiu ao projeto comprar os seis computadores foi adquirido através de um conjunto de iniciativas que se realizaram, ao longo deste ano, e que incluíram um “Café Pop Up”, a venda de roupa em segunda mão e uma galeria de arte.

Susana Viegas explica, em detalhe, no que consistiu cada atividade.

O projeto Andorinhas vai agora proceder à seleção dos seis estudantes a quem serão atribuídos os computadores, adquiridos numa loja em Castro Verde.

Para serem elegíveis a receber um destes computadores, os alunos têm que residir no concelho de Castro Verde, ter ingressado no Ensino Superior no ano letivo 2021/22 e apresentar comprovativo de atribuição de Bolsa de Estudo Social (da DGES ou Bolsa Municipal).

No ato da candidatura, deverá ainda ser entregue um texto redigido pelo candidato, com 300 a 500 palavras, sobre o tema “Eu cidadão(ã) de Castro Verde”, com uma reflexão sobre a forma como poderá vir a contribuir, positivamente, para o futuro da comunidade local, enquanto adulto e cidadão ativo e participativo,

As candidaturas decorrem até dia 21 de Dezembro e devem ser entregues no Centro de Artes e da Viola Campaniça, localizado na Rua D. Afonso I, nº17, em Castro Verde.

Os candidatos selecionados serão anunciados no dia 5 de Janeiro, após análise do júri, composto por dois elementos do projeto “Andorinhas Fazem Castro Verde”, um representante do Município de Castro Verde e um representante do Agrupamento de Escolas de Castro Verde.

 

 



Comentários

pub