Banda Filarmónica de Odemira comemora 32º aniversário com homenagem e concerto

Haverá um concerto de aniversário na Igreja de São Salvador

A Banda Filarmónica de Odemira vai celebrar o seu 32º aniversário, no dia 18 de Dezembro, com um conjunto de atividades que, realça o município odemirenses, «pretendem dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e enaltecer os valores culturais e sociais intrínsecos a esta instituição».

A Filarmónica de Odemira inicia o dia de aniversário com a homenagem aos músicos e sócios falecidos, numa Romagem ao Cemitério, marcada para as 11h00.

Para as 14h30 está prevista a execução do hino frente à sede da Banda, na Casa do Povo de Odemira. A comemoração culminará com o Concerto de Aniversário, às 17h00, na Igreja de São Salvador, em Odemira.

O Município de Odemira, em nota enviada às redações, «felicita a Banda Filarmónica de Odemira pelo seu percurso e apresenta o compromisso de continuar a apoiar esta coletividade, tanto do ponto de vista financeiro como logístico, reconhecendo o papel fundamental que tem desempenhado na formação, divulgação, promoção e difusão da prática musical no concelho, essencial no desenvolvimento das crianças e jovens».

Segundo explica a autarquia, «esta é uma associação sem fins lucrativos que, desde 15 de Dezembro de 1989, se dedica ao ensino gratuito da música, com enfoque nas crianças e jovens. Através da sua Escola de Música, são dinamizadas aulas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, ações de sensibilização e divulgação da escola junto da comunidade, audições e espetáculos».

A Banda, prossegue a Câmara Municipal, «tem representado o concelho de Odemira em todo o país, destacando-se as participações no Desfile de Bandas Filarmónicas para a Comemoração da Restauração da Independência – 1 de Dezembro (em 2014, 2016 e 2019), no Festival de Bandas do Litoral Alentejano e no Jubileu dos Músicos no Santuário de Fátima (2000). Em 2015, o Município de Odemira distinguiu a Banda Filarmónica com a Medalha Municipal de Mérito».

Daniel Batista é o maestro da Banda Filarmónica de Odemira desde 2013. Natural do concelho de Moura, iniciou os estudos musicais na escola da banda C.R.A.M. “Os Leões” de Moura.

Concluiu o 8º grau do curso de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de saxofone. Desempenhou funções de músico na Banda Sinfónica do Exército e na Banda Militar de Évora. Concluiu a licenciatura em saxofone ramo de interpretação, estudou direção de banda na Academia Europeia de Direção de Banda e frequenta o mestrado em ensino de música.



Comentários

pub