Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Associação Teia D’Impulsos foi distinguida com o selo de “Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021”, uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo a cerimónia de entrega decorrido no passado dia 30 de Novembro, na Alfândega do Porto.

«Receber este prémio é fantástico. É um reconhecimento público da prática de medidas inclusivas através das quais esta associação pauta a sua atuação e que sempre foi uma preocupação para todos nós, desde o início. Este reconhecimento é um grande motivo de orgulho porque acaba por dizer-nos que o caminho que estamos a percorrer é o correto, mas ainda longe de estar acabado», afirma Luís Gonçalves, presidente da Teia D’Impulsos.

Esta é a terceira edição da “Marca Empregadora Inclusiva”, que tem sido atribuído esta distinção, de dois em dois anos, desde 2017, a entidades que «se distinguem pela adoção de políticas e práticas inclusivas, nos domínios da empregabilidade, acessibilidade, igualdade de tratamento e relação com a comunidade», explica a Teia D’Impulsos.

são brás de alportel

Em 2021, foram submetidas 133 candidaturas que resultaram na distinção de 39 entidades, duas das quais na região do Algarve, a Teia D’Impulsos e a Existir – Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas.

Entre o leque de vencedores contabilizam-se 42.333 colaboradores, dos quais 1.651 com algum tipo de deficiência (3,90%).

 

Sul Informação
Teia D’Impulsos com a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência

 

A Teia D’Impulsos, com 10 anos de atuação, cresceu em atividades e número de colaboradores, tendo também a sua sede, no Espaço Raiz, em Portimão, sido alvo de melhorias a nível de acessibilidade, com rampas de acesso e casas de banho adaptadas.

A Vela Solidária, um dos seus primeiros projetos, «tornou acessível uma prática desportiva, tantas vezes encarada como elitista, a jovens oriundos de contextos sociais e económicos mais frágeis e alargou-se a pessoas com mobilidade condicionada, promovendo a vela adaptada».

Também a falta de oferta de atividades extraescolares para crianças e jovens portadores de deficiência inspirou o FICA – Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia.

Já «a consciência do poder inclusivo da atividade física norteou a criação de outros projetos» como o ECOS – Oficina de Dança e expressão corporal para a inclusão de pessoas com deficiência e o DAFA – Desporto e Atividade Física Acessível, que consistiu num programa formativo, englobando uma vasta gama de atividades desportivas adaptadas.

A Teia D’Impulsos pretende «continuar a sua missão de promoção da inclusão e da acessibilidade na comunidade algarvia», sendo exemplo dessa sua vontade o novo projeto HELP – Apoio ao Cuidador que «visa proporcionar respostas para uma melhoria do bem-estar de portadores de deficiência e cuidadores», conclui.

 



inframoura cada gota importa

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Música, arte e comércio não faltam nas “Quintas-feiras ao Luar” de Portimão

Sul Informação - «É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]

«É Verão, é Portimão» apresenta novos projetos, eventos renovados e boas intenções [vídeo]