Associação ESTAR procura espaço em Beja com mais condições para instalar armazém

Apelo surge no âmbito de um projeto que entrega diariamente refeições a famílias carenciadas

A Associação ESTAR, que nasceu há  dois anos, em Beja, lançou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar fundos para alargar um dos projetos que mais impacto diário tem junto daqueles que apoia: o Projeto “Marmita”.

Criado em Novembro do ano passado, o projeto apoia pessoas, famílias, instituições e entidades, na prevenção ou na resolução de problemas geradores ou gerados, também, por situações de exclusão e fragilidade social, ou em consequência dos efeitos da pandemia.

Além de evitar o desperdício alimentar, este projeto dá, através de voluntários, uma resposta rápida e desburocratizada a situações de emergência que surjam sinalizadas ou referenciadas pelas entidades parceiras, em particular, e pela restante comunidade, em geral.

As inúmeras doações que chegam, todos os dias, à ESTAR, nomeadamente de dois hipermercados de Beja, e o facto de esta ser parceira da Rede de Emergência Alimentar do Banco Alimentar Contra a Fome permite, na hora, dar resposta àquelas necessidades.

Em casos mais “delicados”, a associação, dirigida por Madalena Palma, encaminha para as entidades parceiras, de forma que seja garantida uma resposta mais estrutural, mas sempre de forma articulada.

Caso não haja essa resposta, o agregado fica inserido no Projeto “Marmita”, que assegura, diariamente, a sua alimentação. A ESTAR acompanha o agregado em questão, de forma contínua, de modo a conseguir superar a situação de vulnerabilidade em que se encontra.

Atualmente, o projeto “Marmita” conta com 38 voluntários que garantem a recolha alimentar e a entrega dos cabazes às famílias e pessoas sinalizadas pela associação.

Só que, dado o volume de donativos, a “despensa” que serve o projeto já não consegue dar resposta adequada às necessidades, por estar a “rebentar pelas costuras”.

Assim, neste momento, a ESTAR procura parceiros e financiamento que permitam encontrar um espaço para acolher o armazém da “Marmita”, com mais condições do que o atual, que funciona no Campus Universitário do IPBeja.

Além da urgência em encontrar um local de maiores dimensões, a ESTAR pretende também, com a cedência de um novo espaço de armazém, permitir a todos os beneficiários da “Marmita” que se desloquem ao local para recolher os bens que precisam.

O apelo é feito por Madalena Palma, diretora-geral da ESTAR e assistente social, explicando que esta condição permitirá continuar a estar, eficazmente, na linha da frente da ajuda alimentar de emergência, como se pode ouvir aqui:

Todas as semanas, a ESTAR apoia 115 pessoas, sendo este número variável consoante as necessidades de emergência ou sinalizações de outras entidades parceiras.

 

 



Comentários

pub