Associação de Agricultores do Sul exige energia verde ao Governo

ACOS considera as ajudas atuais para a energia “ridículas”

A Associação de Agricultores do Sul (ACOS), com sede em Beja, reclama medidas do Governo para fazer face ao aumento dos custos de produção, considerando que a eletricidade verde pode ajudar a baixar custos e a evitar ruturas na produção.

“Os agricultores chamam a atenção para a inviabilização de muitas explorações agrícolas que deixam de ter condições para suportar o abrupto aumento dos encargos”, salienta a associação alentejana.

Em causa está, segundo a ACOS, “o aumento generalizado dos fatores de produção para a agricultura”, nomeadamente, “combustíveis, adubos, rações, cereais, a que se junta a subida dos custos da energia elétrica para valores que podem atingir o triplo do preço”.

Uma das medidas reclamadas pela ACOS é “uma verdadeira eletricidade verde, como fundamental para evitar o colapso do equilíbrio entre a oferta e a procura, com a consequente subida dos preços, escassez de produtos e encerramento de explorações agrícolas”.

Rui Garrido, presidente da ACOS, considera “ridículas” as ajudas para a energia, atualmente, disponibilizadas pela tutela.

“A aposta na eletricidade verde abre a porta a uma adequada transição energética”, afirma a Associação de Agricultores do Sul.

Por outro lado, a ACOS refere que, o “aumento dos custos de produção na agricultura já começa a sentir-se na subida dos preços ao consumidor, como é o caso do pão, frutas e legumes, entre outros”.

“Face a este cenário, que está a inviabilizar a continuidade de muitas explorações agrícolas, especialmente pecuárias e de transformação agroalimentar”, a ACOS reclama “a intervenção do Governo, no sentido de acautelar a escassez de oferta de alguns produtos agrícolas”.

 

 



Comentários

pub