Alunos da Escola Secundária de Odemira ganham prémios na Mostra Nacional de Ciência

Escola arrecadou duas menções honrosas, dois prémios e duas participações internacionais

Escola Secundária de Odemira

Alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, arrecadaram duas menções honrosas, dois prémios e duas participações internacionais na 15ª Mostra Nacional de Ciência, que decorreu nos dias 23 e 24 de Novembro, no âmbito do Concurso Nacional de Jovens Cientistas.

Catarina Santos, Joana Cardoso e Mariana Duarte, alunas desta instituição, conquistaram o 4º prémio e a participação na Semana Internacional de Investigação sobre a vida Selvagem, na Suíça, com o projeto “Potencial de Lemna minor e Callitriche stagnalis para a remoção de fosfomicina de águas residuais”.

Já o prémio Porto Editora foi atribuído ao projeto “Influência da vegetação das valas de drenagem na depuração de efluentes agrícolas”, realizado por Carolina Serralha, Pedro Santos e Ricardo Alves.

As alunas Carolina Coelho, Maria Nobre e Mariana Filipa receberam uma menção honrosa e o prémio de participação na Feira Internacional de Ciência do Luxemburgo, com o projeto “Impacto da comunicação nas perceções sobre a menstruação em mulheres de diferentes idades e culturas”.

Foi ainda atribuída também uma menção honrosa ao projeto “Efeitos da apanha de lapas em praias rochosas alentejanas”, dos alunos Lena Beunk, Manuel Almeida e Sofia Matias.

A Mostra Nacional da Ciência e o Concurso Nacional para Jovens Cientistas decorreram, este ano, de formato virtual, numa iniciativa da Fundação da Juventude, em coorganização com a Ciência Viva.

Neste evento, participaram 52 projetos com origem em diversas áreas de estudo (Bioeconomia, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Informática e Ciências da Computação, Matemática e Química), realizados por mais de 124 jovens cientistas, através da orientação de 37 professores e que são o resultado da seleção realizada pelo júri.

O município de Odemira congratula «os jovens cientistas pelo sucesso alcançado e a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves pelo trabalho desenvolvido pelo Clube Ciência Viva, coordenado pela professora Paula Canha», diz a autarquia.

 



Comentários

pub