Aljustrel investe 140 mil euros no jardim Padre Serralheiro para o devolver à população

Intervenção já começou

Já está em curso a obra de requalificação do jardim Padre Serralheiro, uma intervenção que «devolverá espaço de lazer à população e beneficiará o centro histórico de Messejana», anunciou a Câmara de Aljustrel.

A empreitada, que vai custar perto de 140 mil euros, permitirá «reformular este jardim que, desde há alguns anos, apresenta alguma degradação, demonstrando-se desajustado às necessidades atuais da população».

«O objetivo é devolver este espaço de uso coletivo às gentes de Messejana e do concelho de Aljustrel, contribuindo também para a fomentação de momentos de convívio e de lazer ao ar livre», acrescentou a autarquia.

A obra «permitirá ainda beneficiar toda a zona envolvente, dando mais dignidade ao edificado histórico que circunda o local. A intenção é ainda melhorar a imagem urbana da Vila de Messejana, potenciando as suas mais-valias e apetrechando-a de mais um ponto de atratividade e de visita».

Numa primeira fase, procedeu-se à demolição de um elemento que foi construído «sem qualquer tipo de controlo prévio, localizada na plataforma superior do jardim e que desvirtuava e estrangulava o acesso ao mesmo».

«Nesta plataforma mais elevada será, assim, localizado um miradouro, constituído por uma pérgola para sombreamento, acautelando-se as respetivas zonas de estadia, de forma a beneficiar o sistema de vistas para a paisagem envolvente», descreve a Câmara.

O muro de suporte existente,« em pedra à vista, será devidamente recuperado e reparado. A vedação existente em rede vai ser substituída por guardas em madeira tratada e os bancos, em alvenaria, serão reparados e pintados».

«Os baloiços do parque infantil serão substituídos, estando ainda comtemplada uma área para parque de merendas, destinada à estadia e lazer, e onde serão também colocados aparelhos geriátricos. Os espaços verdes serão melhorados», adianta a Câmara de Aljustrel.

Na zona do jardim vão ser construídas instalações sanitárias que serão acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada.

 

 



Comentários

pub