Águas residuais tratadas para reutilização na rega motivam workshop em Beja

Será debatido o potencial de utilização de ApR em Portugal, as vantagens e as suas condições de utilização

O workshop “Água para Reutilização (ApR) na Rega – Desafios e Oportunidades” vai decorrer no dia 14 de Dezembro, a partir das 10h00, no auditório da EDIA, em Beja, sendo a sessão de abertura é presidida por Inês Costa, secretária de Estado do Ambiente.

Assente nos princípios da economia circular, o objetivo é promover a produção e utilização de águas residuais tratadas para reutilização no regadio no Alentejo.

Neste evento, enquadrado no projeto REUSE Fase II, serão apresentados os resultados do piloto de demonstração instalado na ETAR de Beja, no âmbito do qual foi testado um sistema de produção de ApR para utilização por um agricultor da região, na rega de um pomar de romãzeiras.

O objetivo foi estudar o impacto da utilização desta água no desenvolvimento das plantas e frutos, o balanço de nutrientes e a avaliação da eventual poupança na dosagem de fertilizantes minerais, a avaliação do impacto da ApR nos recetores ambientais (solo e água) e a avaliação ainda do impacto desta água no sistema de rega da exploração agrícola.

Além deste caso, serão ainda apresentados projetos semelhantes, as suas metodologias e resultados, bem como discutido, numa mesa redonda, o potencial de utilização de ApR em Portugal, as vantagens e as suas condições de utilização.

O REUSE é um projeto financiado pelo Fundo Ambiental, resultante de uma parceria entre a AdP Valor, AgdA – Águas Públicas do Alentejo , EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, ISA – Instituto Superior de Agronomia, EFACEC e Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR).

 

 
 



Comentários

pub