Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Nove projetos de novas empresas, ligadas ao setor do turismo, pensadas no âmbito da Startup Albufeira, foram apresentados no passado dia 3 de Dezembro, na Quinta do Canhoto. O momento serviu também para falar sobre o perfil do novo turista. 

Uma economia circular, criativa e com recurso às novas tecnologias. Este foi a tónica comum dos nove projetos apresentados, tendo sempre em conta o turismo e a criatividade.

E que projetos foram estes?

lagos eventos

A saber: Our Pack (experiências acessíveis para estudantes), Activ’Art (experiências artísticas que vão desde a realização de ‘tours’ a workshops ligados à arte), Imaginatus (atividades lúdico-sensoriais que têm a imaginação como fonte de desenvolvimento pessoal), Wine Not (aplicação informática com rotas, preços e recomendações por especialistas em enologia), Atelier Criativo (residências artísticas para crianças e jovens), Sal Sabe (restaurante com gastronomia de Cabo Verde), Ponto Nato Atelier (peças de arte a partir de reciclagem e de recursos naturais, já a operar a partir de Paderne), In’Art (experiências lúdicas e artísticas para crianças com necessidades especiais) e Quinta Coelho (potencialização de produtos endógenos de uma quinta na freguesia da Guia, legada pelos avós, com acento na sustentabilidade).

«Albufeira está focada no alavancar de dinâmicas relacionadas com a inovação, a investigação e o desenvolvimento e é por isso mesmo que a nossa incubadora de negócios, a Startup Albufeira, tem dois polos complementares», disse Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara de Albufeira, que também fez as honras de abertura deste encontro.

Um dos polos é dedicado à Criatividade e ao Turismo e encontra-se situado no CAE – Centro de Acolhimento Empresarial, na Rua das Escolas, em Albufeira e o outro, dedicado aos Produtos Endógenos e à Gastronomia, já está pensado para Paderne, na antiga escola do 1º ciclo.

«Este bootcamp insere-se neste contexto e saímos daqui mais rico», concluiu Cristiano Cabrita, avançando que irá «tentar abraçar as ideias que aqui foram apresentadas, pois há nelas trabalho e sentido de risco».

No final, disse estarem previstas para Janeiro mais ações no âmbito do empreendedorismo.

O momento contou ainda com uma conferência moderada pela jornalista Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, sobre o tema “O perfil do novo turista”, na qual participaram Alexandra Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, João Paiva Mendes, diretor executivo da Boost, e Miguel Neto, empresário turístico, cujo avô foi o fundador do Hotel Baltum, a primeira unidade hoteleira de Albufeira.

«Não houve nenhuma definição de perfil, dada a volatilidade de gostos e de opções, mas ficou firme que importa definir o posicionamento do destino e de como o manter competitivo nos próximos dez anos», relata a autarquia albufeirense.

Alexandra Gonçalves apontou o estudo desenvolvido recentemente na região em torno do turismo criativo por oposição ao turismo massificado, beneficiando economicamente a economia em meio rural. Miguel Neto apontou a importância da proximidade e da comunicação em presença, mesmo quando os meios digitais imperam, e João Paiva Mendes acentuou não haver nenhum “novo perfil” mas, sim, novas formas de fazer turismo e novas motivações.

Carlos Abade, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal, louvou esta iniciativa, deixando duas mensagens. A primeira foi de «confiança», apontando que, depois de cerca de 20 meses difíceis para as empresas do setor, graças «à capacidade de resiliência e de adaptação» do Estado e das empresas, «podemos falar hoje em retoma da economia».

E explicou: «3,2 mil milhões de euros de apoio foram disponibilizados no último ano e meio, o que foi essencial para preservar o capital produtivo e humano. Olhando para o segundo semestre do ano, tivemos a surpresas boa de ver a nossa capacidade de recuperação quase imediata».

Aquele responsável não tem dúvidas de que «o turismo tem um futuro promissor e um papel fundamental».

A segunda mensagem prendeu-se com a apresentação das novas ideias para o setor.

Carlos Abade reiterou que «é sobre a inovação que se tem de fazer a base da produtividade e da eficiência. Não é possível crescer se não estivermos sempre a inovar. Albufeira inovou quando criou esta incubadora».

Por fim, Luís Matos Martins, responsável pela Territórios Criativos, fez a apresentação de todo o programa da tarde: «este primeiro bootcamp foi dedicado ao turismo e criatividade» e «foi um salto de fé».

«O empreendedorismo sempre existiu em Albufeira, mas diz-se que o futuro é de quem o faz», concluiu.

 

 
 



Banner lateral albufeira
corrida fotográfica

Também poderá gostar

Albufeira Rua 5 de Outubro

Albufeira ruma a Toronto e Nova Iorque para se promover no mercado norte-americano

Team brainstorming. Photo young creative managers crew working with new startup project in modern office. Contemporary notebook on wood table. Horizontal

Faro acolhe primeiro evento do Empreender Algarve

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Alentejo 2030 apoia PME com 1,5 milhões para contratarem doutorados e pós-doutorados