Vidigueira: Centro Interpretativo do Vinho de Talha recebe menção honrosa nos Prémios APOM

Centro Interpretativo do Vinho de Talha fica localizado em Vila de Frades, no concelho de Vidigueira

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha (CIVT) de Vidigueira recebeu uma menção honrosa na categoria “Coleção Visitável”, na edição de 2021, dos Prémios da APOM – Associação Portuguesa de Museologia. A entrega dos prémios teve lugar a 29 de outubro, no Museu da Marinha, em Lisboa.

A Câmara Municipal de Vidigueira destaca “a importância da atribuição deste prémio, no panorama da Museologia Nacional”, referindo que “tal constitui motivo de orgulho pelo trabalho desenvolvido e pelo equipamento cultural ao dispor de quem o visita”.

O município vidigueirense agradece “à Associação Portuguesa de Museologia por este reconhecimento público, de incentivo para continuar a fazer bem e melhor, assim como aos técnicos da autarquia e à byAR Augment Your Reality que possibilitaram alcançar a finalidade pretendida de concretizar este projeto e de dar a conhecer o nosso Património”.

A categoria “Coleção Visitável” tem em consideração os seguintes pressupostos: “Espaço público ou privado, com a presentação de um conjunto de bens culturais que segue todas as normas de comunicação, segurança e conservação” e “Recurso às novas tecnologias expositivas para facilitar a interpretação dos objetos por parte dos públicos.”

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha, inaugurado pelo município de Vidigueira a 11 de Novembro do ano passado, fica localizado na freguesia de Vila de Frades e tem como objetivo “ transmitir aos visitantes as memórias, as vivências e as experiências relacionadas com o vinho de talha e com as gentes que ciclicamente fizeram chegar esta tradição aos dias de hoje”.

O espaço está organizado por secções dedicadas ao Território, História Milenar (São Cucufate), Cultura da Vinha, Processo do Vinho na Adega e Taberna, e apresenta uma narrativa cronológica e sequencial, que “permite percorrer todo o ciclo, do campo ao vinho, dos romanos à atualidade”.

O Centro Interpretativo do Vinho de Talha funciona de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30, enquanto aos fins-de-semana e feriados está aberto das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30,, encerrando nos feriados de 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 25 de abril, feriado municipal e 25 de dezembro.

 

 

 

 
 



Comentários

pub