Rota dos Vinhos do Alentejo abre portas para curso sobre degustação de vinhos

Iniciativa decorrerá no dia 13 de Novembro, às 9h30

Rota dos Vinhos do Alentejo

A Rota dos Vinhos do Alentejo vai abrir as suas portas no dia 13 de Novembro, às 9h30, para um curso de Iniciação à Prova de Vinhos, destinado «a todos os curiosos que queiram aprender a degustar um dos ex-líbris da região: o vinho».

O curso será conduzido pelo coordenador da câmara de provadores da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Luís Pedro Amorim, que garantirá «uma experiência verdadeiramente sensorial a todos os participantes», começa por dizer a Rota dos Vinhos do Alentejo.

O evento tem um cariz solidário e vai apoiar o Agrupamento 890 dos Escuteiros de Évora, «um grupo com mais de três décadas de existência que tem um papel fundamental na integração de jovens e na criação de dinâmicas inclusivas na comunidade da região alentejana».

Este curso «pretende dotar os participantes de conhecimentos preliminares sobre a análise sensorial de vinhos», explorando desde «a fisiologia dos sentidos, aromas e gostos elementares, à harmonização entre vinho e as mais variadas opções gastronómicas», explica.

Esta é umas das muitas iniciativas inseridas no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que «tem vindo a desenvolver um trabalho único em Portugal, não só ao nível da promoção de práticas mais sustentáveis ao nível ambiental, como também nas vertentes social e económica, pretendendo gerar impactos sociais positivos nas comunidades envolventes».

A participação no evento está limitada aos primeiros 15 participantes e tem um custo total de 50 euros, que incluirá, para além das provas de diferentes tipos de vinhos alentejanos, um almoço regional com vinhos da região.

Para se inscrever poderá fazê-lo através do e-mail [email protected].

 



Comentários

pub