Uma campanha gratuita de rastreio do cancro da mama realiza-se até 12 de Janeiro, no concelho de Odemira.
O rastreio é destinado às mulheres com idades entre os 50 e os 69 anos, realiza-se de segunda a sexta-feira, entre as 8h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 18h00 e vai passar por várias localidades deste vasto concelho alentejano.
«As mulheres elegíveis para o rastreio vão poder contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico», diz a Câmara de odemira.
De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, anualmente, em Portugal, e 1.800 mulheres morrem com esta doença.
O cancro da mama tem maior probabilidade de cura se for detetado a tempo. Através do diagnóstico precoce, «é possível encontrar formas adequadas de tratamento, bem como melhorar a qualidade de vida das pacientes».
A iniciativa é promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Sul, em parceria com a Associação Regional Saúde do Alentejo e o Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alentejo Litoral e com o apoio do Município de Odemira.
Calendário do rastreio:
4 a 10 Novembro – Colos, junto ao Salão de Festas
11 e 12 Novembro – São Martinho das Amoreiras, junto ao Salão de Festas
15 a 18 Novembro – Sabóia, junto ao Salão de Festas
19 Novembro a 8 Dezembro – São Teotónio, junto ao Centro de Saúde
9 a 21 Dezembro – Vila Nova de Milfontes, junto ao Centro de Saúde
22 a 28 Dezembro – São Luís, junto ao Armazém Junta de Freguesia
29 Dezembro a 12 Janeiro – Odemira, junto ao Centro de Saúde