«Proposta reprovada do OE2022 era a melhor de sempre para as freguesias»

Afirmação é de Vítor Besugo, coordenador distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE)

A proposta reprovada do Orçamento de Estado para 2022 «era a melhor de sempre para as Freguesias», considera Vítor Besugo, coordenador Distrital de Beja da Associação Nacional de Freguesia que participou no Conselho Geral da ANAFRE, no dia 20 de Novembro, em Câmara de Lobos (Madeira).

No balanço do evento, que reuniu cerca de 60 autarcas de todo o país, Vítor Besugo, Coordenador Distrital de Beja da ANAFRE frisa que «ficou claro que a proposta reprovada do Orçamento do Estado (OE) para 2022 faria deste o melhor orçamento de sempre para as freguesias».

O também presidente da Junta de Freguesia de Beringel (PS) explica que, caso o OE para 2022 tivesse sido aprovado, as Juntas «iriam receber 276,9 milhões de euros», ou seja, «mais 39,4 milhões de euros em relação às estimativas de 2021».

Além disso, Vítor Besugo realça que o Orçamento que acabou por ser chumbado representaria «o aumento do Fundo de Financiamento das Freguesias de 2% para 2,5%» e estava assegurada «a distribuição do montante excedente do ano anterior que no caso do distrito de Beja» seria cerca de 20 mil euros «por cada freguesia».

Vítor Besugo refere que houve, também, a oportunidade de partilhar a insatisfação para com a Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL). Em causa está o facto de as Juntas continuarem «a não ser ressarcidas dos gastos extraordinários que têm vindo a ter durante a pandemia».

A importância da Formação ministrada pela ANAFRE pelos diversos distritos e o protocolo com os CTT foram outras matérias abordadas neste fórum de debate das freguesias portuguesas.

 

 



Comentários

pub