Odemira lança fórum para envolver população e entidades nas decisões sobre o território

A primeira sessão será no dia 27

A primeira sessão do Fórum do Território de Odemira, «um espaço onde se pretende assegurar que todos, cidadãos e entidades, participem na definição de estratégias e iniciativas e se envolvam nas decisões sobre o território», vai decorrer no dia 27 de Novembro, às 16h00, no Mercado Municipal desta vila alentejana.

«Nesta primeira reunião será apresentado o Fórum do Território e os seus principais objetivos e será definido em conjunto, o seu modelo de participação e organização, a visão para o território, a identificação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) considerados prioritários para o concelho de Odemira», segundo a Câmara Municipal, responsável pela iniciativa.

A participação na primeira sessão do Fórum do Território está sujeita a inscrição prévia, que deve ser feita até ao dia 24 de Novembro, através do portal do Município.

O Fórum do Território «será um espaço de co-definição de estratégias e de iniciativas rumo à sustentabilidade do concelho de Odemira».

«Atuará de acordo com os princípios da democracia participativa, onde os cidadãos e as entidades tomam parte das decisões sobre o território, assumindo e partilhando responsabilidades na sua gestão de acordo com objetivos comuns», explica a autarquia.

Ao Fórum «caberá a tarefa de definir uma Agenda Territorial Local a partir de uma visão integrada que articule as dimensões ambientais, sociais e económicas, estabelecendo as prioridades de desenvolvimento a partir de um trabalho em rede, com parceiros locais e supramunicipais».

Por outro lado, este projeto vai promover a articulação de vários instrumentos legais e a organização de iniciativas participativas, «para assegurar o envolvimento de todos, através da partilha de conhecimento e experiências pelos cidadãos, atores territoriais e especialistas convidados – e o diálogo entre as partes».

Neste sentido, «irá responder ao desafio de inovar a gestão territorial, construindo, partilhando e disseminando conhecimento e informação de base técnica que permita a valorização do património natural e cultural como motor da qualidade da paisagem, da saúde e do bem-estar dos seus residentes e visitantes».

«Sendo os grandes desafios globais também locais, o Fórum do Território prosseguirá os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda Territorial 2030 europeia», conclui a Câmara.

 

 



Comentários

pub