Ministra da Cultura anuncia investimento “extra” de 2,8M€ para o Museu de Beja

No total, serão canalizados 4,5M€ para reabilitar o Museu Regional Rainha D. Leonor que se encontra em avanço estado de degradação

O investimento de 1,7 milhões de euros destinado à reabilitação do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, vai ser complementado com um investimento de mais 2,8 milhões de euros, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O anúncio foi feito hoje por Graça Fonseca, ministra da Cultura, à margem da cerimónia de assinatura do contrato para a empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição – Museu Rainha Dona Leonor, realizada nesta quarta-feira, dia 24 de novembro.

Estas obras, que correspondem à segunda fase da empreitada, terão início no primeiro trimestre de 2023 e deverão estar concluídas no final do ano seguinte.

A intervenção vai contemplar obras de conservação e restauro no interior, a instalação de sistemas de climatização, iluminação e vigilância, a reabilitação do Claustro, a melhoria das condições gerais de acessibilidade, assim como a reabilitação dos terraços e a instalação de rede wifi.

Nesse sentido, nos próximos três anos, entre 2022 e 2024, serão investidos mais de 4, 5 milhões de euros “neste monumento nacional e emblemático do Alentejo”, frisou a ministra, como se pode ouvir aqui:

Quanto à primeira fase da intervenção, que ascende a 1,7 milhões de euros, arranca já no início do próximo ano, com um prazo de execução de 18 meses.

O financiamento é assegurado por fundos comunitários do Programa Operacional Regional, no âmbito de candidatura apresentada ao Alentejo 2020, pela Associação Portas do Território, na sequência de uma parceria constituída entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), aquela Associação e a Câmara Municipal de Beja.

Paulo Arsénio, presidente da autarquia de Beja, destaca o “papel importante das parcerias” e adianta que, apesar, da 1ª fase de investimento ser “o essencial do essencial” irá “fazer uma grande diferença”.

Esta primeira fase da empreitadainclui a reparação de coberturas, caixilharias exteriores e rebocos interiores e exteriores, renovação da instalação elétrica, melhoria das condições gerais de acesso e de funcionamento.

“Hoje é um dia simbólico, mas também fundamental, porque se cumpre uma etapa, nestes quase dois anos em que o Museu está na tutela do Ministério da Cultura, através da Direção Regional de Cultura do Alentejo”, sublinhou aos jornalistas, Ana Paula Amendoeira.

A diretora regional da Cultura recordou a falta de investimento neste equipamento cultural “durante muitos anos” e afirmou que “sem esta parceria, era impossível termos obtido este financiamento” destinado “a esta intervenção essencial”.

A responsável ressaltou, também, “a importância essencial” que a verba “extra” oriunda do PRR vai dar “aos conteúdos do património integrado do Museu que, nesta primeira fase da empreitada, não vão poder ser intervencionados”.

O Convento de Nossa Senhora da Conceição pertence ao Estado Português e está classificado como Monumento Nacional desde 1922.

O Museu Regional de Beja, instalado no Convento, integra, desde dezembro de 2019, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, sendo, assim, o mais recente museu do Ministério da Cultura.

 

Fotos: Ana Teresa Alves | Sul Informação

Comentários

pub