Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, vai deslocar-se esta quarta-feira, dia 24 de Novembro, a Tavira, para a apresentação do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável, no Centro de Experimentação Agrária. Serão ainda homologados três protocolos, bem como fará uma visita à exploração agrícola tavirense Agrívabe e aos Viveiros Monterosa, em Moncarapacho (Olhão).

A visita de Maria do Céu Antunes inicia-se em Tavira, às 10h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a cerimónia de apresentação e homologação dos projetos “Horta Urbana” e “Semente”.

Será apresentado o projeto “Horta Urbana”, pela presidente da Câmara Ana Paula Martins, seguindo-se a explicação do projeto “Semente” pelo presidente da Associação In Loco, Artur Gregório. Vai seguir-se a homologação, pela ministra Maria do Céu Antunes, do protocolo celebrado entre o Município de Tavira e a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve.

lagos eventos

O protocolo visa «o desenvolvimento e a implementação de uma horta urbana, que tem como finalidade a produção e consumo de bens agrícolas pela população tavirense», realça a autarquia.

Para a concretização deste objetivo, «foi disponibilizada uma parcela de terreno», no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sendo que cabe à DRAP Algarve «o aconselhamento, nomeadamente, no que se refere à aplicação de boas práticas agrícolas, a recomendação das culturas adequadas, a verificação da boa utilização e apresentação do espaço, assim como o fornecimento de água para a rega das culturas».

Ao município tavirense, compete a condução da Horta Urbana, de acordo com as práticas da agricultura biológica, assumir os trabalhos de vedação, preparação, manutenção regular e melhoria da área em causa, criar acesso autónomo à parcela, instalar o sistema de rega, assegurar a coordenação e controlo do funcionamento e gestão da horta, garantir a supervisão e segurança do local de modo a não interferir com os trabalhos em curso pela DRAP Algarve, bem como realizar a compostagem de todos os resíduos.

A criação desta horta será operacionalizada no âmbito do projeto “Semente”, da Associação In Loco, o qual conta com o apoio de diversas entidades parcerias, nomeadamente da autarquia tavirense.

Este projeto tem como objetivo «fomentar uma alimentação adequada, lançar as sementes para o reforço da capacidade de produção/consumo nos bairros da Atalaia, José Joaquim Jara, Horta do Carmo, Porta Nova e Bela Fria, assim como disseminar os princípios da Dieta Mediterrânica», realça a Câmara de Tavira.

 

Sul Informação
Centro de Experimentação Agrária de Tavira

 

Após a sessão, vai decorrer a cerimónia de assinatura dos protocolos para o projeto “Polo de Inovação de Tavira”, às 11h00, no Centro de Experimentação Agrária.

O projeto, apresentado no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), «mobilizará e integrará stakeholders com responsabilidade na dinamização, implementação e execução de atividades de investigação, inovação, formação, demonstração e transferência de conhecimento e tecnologia, reforçando, significativamente, o ecossistema de investigação e inovação agrícola e agroalimentar», refere a DRAP Algarve.

Será ainda lançado um concurso de ideias para a criação do logotipo para os Pólos de Inovação de Tavira e Faro, ao curso de Design de Comunicação da Universidade do Algarve (tendo em conta já a sua representação como parceiro deste projeto).

Na sessão, será também apresentado o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada, pela ministra da Agricultura, e decorrerá uma mostra de produtos regionais da Dieta Mediterrânica no átrio do Centro de Experimentação Agrária de Tavira.

Durante a tarde, Maria do Céu Antunes irá ainda visitar duas explorações agrícolas, a empresa Agrivabe, em Tavira, às 15h00, e os Viveiros Monterosa, em Moncarapacho (Olhão), às 18h00.

 



Banner lateral albufeira
festival de caminhadas

Também poderá gostar

Criatividade_empreendedorismo_Depositphotos_22380875_XL (Medium)

Projeto de associações de desenvolvimento local estimula empreendedorismo no Algarve

agricultura

Mesa redonda vai olhar para os desafios da agricultura em Moura

Orla. Parque de Campismo da Ilha de Tavira. MC (5)

Orla eco-glamping: Parque de Campismo da Ilha de Tavira reabre com novo conceito