Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Uma comitiva marroquina, liderada por Khadija Essafi, reitora da Universidade Hassan 1er, visitou na passada sexta-feira, 19 de Novembro, a cidade de Loulé, com o objetivo de «criar pontes para um trabalho conjunto em torno da identidade comum dos dois povos».

O programa passou pelos Banhos Islâmicos que se encontram em fase final de intervenção para musealização e cujo processo de classificação como Monumento Nacional já arrancou.

«Considerado como o único do país e o mais completo da Península Ibérica ao nível da planta, este complexo de Banhos é talvez o maior exemplo da presença árabe no concelho pelo que a ideia é tornar o espaço visitável e promove-lo do ponto de vista turístico», diz a Câmara de Loulé.

lagos eventos

Seguiu-se uma passagem pela Ermida da Nossa Senhora da Conceição e pelo Castelo, outro marco importante da presença árabe na cidade, onde foi apresentado o projeto do “Quarteirão Cultural” que irá transformar a zona histórica de Loulé num centro de ciência ligado à paleontologia, alavancado pelo aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira.

No Arquivo Municipal Professor Romero Magalhães, Khadija Essafi teve a oportunidade de ver um dos “Tesouros Nacionais”, as Atas de Vereação datadas dos séculos XIV e XV, identificadas como as mais antigas do país.

A visita terminou no Palácio Gama Lobo, sede do projeto Loulé Criativo.

«Esta visita é pois o início de algo que, acreditamos convictamente, será uma parceria frutífera e enriquecedora e irá fortalecer-nos do ponto de vista cultural e institucional. É uma ligação natural, até pela proximidade geográfica e por um passado comum, mas que não foi devidamente explorada ao longo dos anos e ao longo dos séculos», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo.

Na génese desta cooperação está também a Bienal Ibérica do Património Cultural 2019, que aconteceu em Loulé, e que teve como país convidado Marrocos.

A mesma comitiva que visitou agora Loulé também passou pela Universidade do Algarve, onde foram assinados acordos de cooperação.

 

inframoura cada gota importa
dengun

Também poderá gostar

Sul Informação - Presidente da República de Cabo Verde visitou Loulé

Presidente da República de Cabo Verde visitou Loulé

Sul Informação - Tradição e animação marcam Festas Populares de Boliqueime

Tradição e animação marcam Festas Populares de Boliqueime

Sul Informação - Cemitérios do concelho de Loulé abertos mas com regras no Dia de Todos os Santos

Cemitério de Loulé vai ser ampliado