Maria Filomena Mendes é a nova presidente da ARS Alentejo

Sucessão no Hospital de Évora está a causar polémica

Maria Filomena Mendes, que era até agora a presidente do Hospital de Évora, é a nova presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo, substituindo no cargo José Robalo, cujo mandato já tinha terminado.

Antes de ocupar cargos nas estruturas regionais de saúde, Maria Filomena Mendes era demógrafa e professora universitária.

Segundo o Jornal de Notícias, para o lugar de presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), que está por preencher, tem sido aventado o nome de José Calixto, ex-presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz e do lar onde morreram 18 pessoas num surto de covid-19 no Verão passado.

No entanto, segundo o JN, «o nome de José Calixto para liderar o Hospital de Évora tem causado alguma perplexidade e apreensão, já que o ex-autarca de Reguengos de Monsaraz esteve envolvido recentemente em duas polémicas relacionadas com Saúde: o caso do lar de Reguengos de Monsaraz, sobre o qual o Ministério Público abriu um inquérito, e o episódio da vacinação do autarca e presidente do lar, em janeiro deste ano, alegadamente sem os critérios de elegibilidade».

Depois de três mandatos à frente da Câmara de Reguengos de Monsaraz, José Calixto tinha sido a escolha do PS para concorrer à Câmara de Évora, tendo perdido contra o candidato reeleito da CDU.

Ao JN, José Calixto afirmou desconhecer «por completo» uma eventual nomeação para o Hospital de Évora. O Ministério da Saúde também não comentou.

 

 
 

 
 



Comentários

pub