Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A Associação de Moradores da Ilha da Culatra (AMIC), em parceria com a SCIAENA, vai desenvolver uma ação de limpeza de praia, a decorrer esta quarta-feira, 1 de Dezembro, às 11h30, como primeira atividade pública do projeto “Culatra – Comunidade Sustentável”, financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s.

No âmbito da iniciativa EEAGrants, operacionalizado em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Bissaya Barreto, este projeto insere-se na estratégia da iniciativa Culatra2030 – Comunidade Energética Sustentável, sendo liderado pela Universidade do Algarve.

O projeto tem como objetivo criar, no Núcleo Piscatório da Culatra, uma «comunidade energética sustentável através de uma intervenção integrada no modelo de gestão energética, gestão de resíduos, gestão da água e criação de novos mecanismos de Responsabilidade Social, assentes nos princípios da Economia Circular e Participada, Combate à pobreza energética e Coesão Social», explica a AMIC.

infraquinta rumo à sustentabilidade

 

Sul Informação

 

Trata-se de um projeto colaborativo, que «visa fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica e que resulta e tenta materializar o processo de compromisso e de mobilização da comunidade da Culatra, assumido através do Diagnóstico Participativo implementado na Ilha».

Neste documento é reconhecida «a importância e a necessidade de mudança para práticas e atitudes mais sustentáveis, rumo a uma transição energética da Ilha da Culatra até 2030».

Esta transição «terá que incorporar o respeito pela singularidade social e económica da comunidade, a preservação dos ecossistemas os seus recursos e a procura de soluções justas para a criação de um tecido social assente em princípios de circularidade».

Este projeto tem a sua estratégia assente «na melhoria dos níveis de sustentabilidade das atividades e eventos promovidos pelas coletividades locais, em contribuir para a consciencialização da comunidade sobre práticas de consumo responsáveis ou em capacitar, informar e sensibilizar os agentes da economia do mar e agentes económicos locais para a redução de resíduos sobre práticas de conservação e proteção dos recursos do mar e da ria».

Da sua estratégia faz também parte a dinamização de soluções criativas e inovadoras para o compromisso da sustentabilidade, através da criação artística, da promoção da cultura e do fomento da fruição pública dos espaços.

Neste processo, os jovens assumem especial importância, uma vez que «se pretende que seja um trabalho conjunto» e «que se afirmem enquanto agentes de mudança», conclui a AMIC.

 



lagos eventos
emarp

Também poderá gostar

Ilha da Culatra perfil Silvia Padinha Produção de ostras bivalves FC (20)

Câmara de Faro colabora com Sciaena no apoio ao projeto “Mulheres na Ria”

Jardim Vale Faro

Feira Ambiental Ecológica e Sustentável de Albufeira adiada por uma semana

Apoio a veleiro junto à ilha da Culatra2|Apoio a veleiro junto à ilha da Culatra (1)

Salva-vidas de Olhão ajuda veleiro alemão preso em artes de pesca junto à Culatra