Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mértola e Castro Verde vão ser os destinos de muitos birdwatchers para um “Fim de Semana das Aves”, a decorrer nos dias 13 e 14 de Novembro, com passeios de observação de aves, sessões de anilhagem científica, workshops para famílias e o lançamento do guia “Where to Watch Birds in Southern Portugal”.

Esta iniciativa marca o início das celebrações da criação do Parque Natural do Vale do Guadiana, que comemora 26 anos no dia 18 de Novembro.

As atividades começam na manhã de sábado, dia 13, com uma sessão de anilhagem científica na Herdade de Alagães, em João Serra (Mértola), seguida de uma caminhada para observar a avifauna da zona.

recrutamento zoomarine 2025

Nesse mesmo dia, à tarde, ainda na Herdade, as famílias poderão participar num workshop de construção de caixas-ninho para as aves dos pinhais, com a colaboração da Associação Montícola.

Os observadores de aves podem ainda optar por partir em busca das “Aves das Estepes”, num passeio guiado por João Jara, Hélder Costa e Ray Tipper, com ponto de encontro no Observatório do Lince-Ibérico (Igreja de São João dos Caldeireiros).

No domingo, dia 14, as aves dividem o trono com o lince-ibérico, num passeio guiado por representantes do Parque Natural do Vale do Guadiana do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e guias especialistas em aves, com ponto de partida na vila de Mértola.

A manhã de domingo termina na Nossa Senhora de Aracelis (Castro Verde), com o lançamento oficial do guia “Where to Watch Birds in Southern Portugal”, onde estarão presentes os autores João Jara, Hélder Costa e Ray Tipper.

O guia, produzido pelo município de Mértola, visa «promover internacionalmente o sul de Portugal enquanto destino de birdwatching (observação de aves).

 

Sul Informação

 

A última saída de campo do evento vai levar os participantes em descoberta das “Aves Rupícolas”.

A participação nas atividades é gratuita, mas as inscrições são obrigatórias no website da iniciativa.

«Aliar o turismo à conservação da natureza» é a prioridade da Portugal Wildscapes, entidade promotora do “Fim de Semana das Aves”, estando a operar no Baixo Alentejo através do envolvimento de privados, autarquias e ONGs, promovendo «um destino de turismo de natureza responsável».

O trabalho do projeto passa também por «organizar sessões científicas e atividades turísticas especializadas em cooperação com proprietários», o que se torna «numa oportunidade de valorizar o património natural, criar nova oferta turística no território e apoiar uma gestão promotora de biodiversidade».

O “Fim de Semana das Aves” é uma iniciativa promovida pela Portugal Wildscapes, em parceria com o município de Mértola, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Associação Montícola e a Birds & Nature, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional Regional do Alentejo.

O programa completo do “Fim de Semana das Aves” pode ser consultado aqui.

 



vila do bispo
emarp

Também poderá gostar

Incendio_meios terrestres_ni (1)

Baixo Alentejo com 244 operacionais, 50 veículos e quatro meios aéreos na fase Delta

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Arranca hoje a época balnear 2025, com mais praias vigiadas

Rota Vicentina_20250517_recolha_lixo_RV_1

Rota Vicentina quer todos unidos para acabar com o lixo no Trilho dos Pescadores