Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A ligação entre música e imagem é o principal mote do festival Som Riscado, que  cumpre a sexta edição a partir de quarta-feira e até domingo, com espetáculos e instalações em três espaços culturais de Loulé.

Paulo Silva, programador do Cineteatro Louletano, disse à agência Lusa que o Som Riscado tem tido vários formatos e tem sido “adaptado com o passar dos anos”, e nesta edição vai poder “voltar ao formato original, embora ainda com algumas restrições”, motivadas pela situação atual da pandemia de Covid-19, mas já sem os condicionalismos do ano passado.

“A ideia será ter sempre um festival que faça a ligação entre música e imagem, que tem sido a pedra de toque deste festival. Este ano vai ter a duração de cinco dias e vai acontecer em três locais, vai haver espetáculos no Cineteatro Louletano, no Solar da Música Nova e no Convento de Santo António”, disse o programador do evento.

lagos eventos

Paulo Silva deu conta dos espetáculos e instalações que o festival vai levar até ao público no concelho algarvio, como o de inauguração, na quarta-feira, “às 18h00, no convento de Santo António, onde haverá duas iniciativas, a primeira a instalação ‘Multicanal de Caveira’, da Folha de Medronho”, que é “sonora, num cubo, e é uma instalação imersiva”, onde entra uma pessoa de cada vez e na qual se trabalha “o som e o silêncio”.

“É uma experiência multissensorial, tentamos anular tudo o resto, a visão e a audição, só poderá entrar uma pessoa de cada vez e a experiência dura cinco minutos por pessoa, estando destinada para o público das escolas, de manhã, e ao público geral, à tarde, com acesso gratuito”, precisou.

Na quarta-feira, às 19h00, “haverá um concerto dos Contracello, no qual será feito uma junção entre o violoncelo e a imagem”, num “espetáculo de ligação entre imagem e som, que é o que pretendemos com este festival”, antecipou.

“No dia 25, teremos uma peça multidisciplinar que é o encontro entre Yola Pinto e Simão Costa, que irá acontecer às 21h00 no Cineteatro Louletano, na qual eles vão assinalar uma década de colaboração artística, com coreográficas, e serão acompanhados por um pianista, com um espetáculo muito multimédia também”, referiu.

O terceiro dia do festival terá como palco principal o auditório do Solar da Música Nova, onde está previsto o espetáculo “Música para os Algarvios do Futuro, um projeto do Tiago Pereira e de Sílvio Rosado, que visa estimular os jovens a criar peças novas”, segundo Paulo Silva.

“O que se pretende aqui é juntar todas as sonoridades do Algarve, isto em conjunto com alunos do conservatório, de forma a fazer umas criações originais e deixar um documento, digamos assim, sonoro e visual também, sobre o futuro acerca do Algarve”, revelou.

No sábado, também no auditório do Solar da Música Nova, às 17h00, sobe ao palco o “projeto A Azenha, que reúne o guitarrista mais conhecido por Filho da mãe, com a sua esposa [Cláudia Guerreiro], que estará a fazer toda a parte visual em direto, em tempo real”, e à noite será a vez de “poder assistir, no Cineteatro Louletano, a “Travessias”, de Marta Jardim, que é dança em junção com teatro”, numa representação também multidisciplinar, disse ainda o programador.

“No dia 28, teremos a Garota Não, que vem pela primeira vez a Loulé, para um concerto às 17h00, e encerramos com os Sensible Soccers, com o seu novo trabalho, chamado ‘Manoel’, em que irão musicar filmes e imagens de Manoel de Oliveira e será no Cineteatro, às 21h00”, completou.

Paulo Silva considerou que, com este cartaz e algumas “adaptações”, vai ser possível ter “um festival nos moldes de anos anteriores”, com uma “certa normalidade”, apesar do incremento de casos de Covid-19 que se tem vindo a registar em Portugal e em toda a Europa, porque as pessoas que frequentam espaços culturais são cumpridoras” e isso “permite que os espetáculos possam acontecer sem risco”.

 

 



inframoura
teatro das figuras

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca de Loule_er

Livro “A Bíblia – em quadras” apresentado em Loulé

sergio leite conservatorio loule orgao sinfonico_ PL (2)

Silêncio que se vai construir o órgão sinfónico da Matriz de Loulé