Festival As Marias anima Alentejo com Fafá de Belém, Sara Correia e muito mais

Evento tem iniciativas em Beja, Aljustrel, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém

O Festival das Marias vai levar Fafá de Belém e a fadista Sara Correia a Beja, entre outras iniciativas de música, dança, teatro, oficinas, workshops e conversas, num regresso desta iniciativa também a Aljustrel, Grândola, Mértola e Santiago do Cacém. O início está marcado para esta quinta-feira, 4 de Novembro, e decorrerá até dia 13.

O Festival das Marias é «um evento internacional e pluridisciplinar que se baseia na perspetiva da arte no feminino», começa por dizer a Companhia de Teatro “Lendias d’Encantar”.

Surge como «resposta à necessidade de potenciar a dimensão distintiva da criação feminina, frequentemente ofuscada pelo preconceito de género, alicerçado numa tradição de hierarquização patriarcal e num machismo generalizado».

O Alentejo, região onde se desenvolve o Festival, é caracterizado historicamente pela «subalternização da mulher nas suas diversas dimensões e a criação artística não é exceção», realça.

Assim, o festival pretende apresentar várias propostas de diversas áreas artísticas, todas elas obras de mulheres, sobre mulheres, mas para todos, na tentativa de «esbater discrepâncias sexistas que teimam em persistir».

«Pensamos que a luta pela igualdade de género pode e deve alicerçar-se na apresentação do que de melhor as criadoras artísticas fazem, nacional e internacionalmente».

Assim sendo, o Festival das Marias começará esta quinta-feira, dia 4 de Novembro, com momentos musicais em Beja, com a atuação de Fafá de Belém, às 21h00, no Teatro Municipal Pax Julia, e em Aljustrel, com Maia Castro e as sonoridades do Uruguai, às 21h30, no Cine Oriental.

 

Teatro Municipal Pax Julia, em Beja – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

 

No dia  6, o Auditório Municipal António Chaínho, em Santiago do Cacém, recebe, às 21h30, uma apresentação do Ballet Contemporánea de Burgos (Espanha) e em Mértola, o Cine Teatro Marques Duque terá, às 21h00, a peça “La Edad de las Ciruelas”.

A 8 de Novembro, terá lugar no antigo Hospital da Misericórdia, em Beja, uma aula culinária sobre doces conventuais e, no dia anterior, 7, na Sociedade Filarmónica Capricho Bejense, às 21h00, será apresentado o espetáculo “Lava. Pó. Nada.”, peça que também poderá ser vista no dia 9, à mesma hora, no Cine Teatro Marques Duque, em Mértola.

O Festival termina no dia 13 de Novembro, sábado, em Beja, com a atuação, às 21h00, no Teatro Municipal Pax Julia, da fadista Sara Correia.

A programação do Festival das Marias poderá ser consultada no site da iniciativa.

Este Festival tem o intuito de «potenciar parcerias, dando continuidade ao trabalho entre municípios e agentes culturais iniciado pelo FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo», explica a Lendas d’ Encantar.

O Festival das Marias é uma parceria entre a Companhia Alentejana de Dança Contemporânea (CADAC) e a Associação Lendias d’Encantar.

 



Comentários

pub