“Falta de condições” do Centro de Vacinação de Beja levam PCP a questionar ministra da Saúde

Chuva no interior do pavilhão, frio, internet obsoleta, dificuldades de acesso para pessoas com mobilidade reduzida são queixas denunciadas aos comunistas

O Grupo Parlamentar do PCP questionou a ministra da Saúde sobre as condições de logística e de prestação de cuidados de saúde do Centro de Vacinação Covid-19 de Beja.

Depois de ter sido, inicialmente, instalado no Pavilhão Desportivo João Serra Magalhães, o Centro de Vacinação passou para o Pavilhão dos Sabores, localizado no Parque de Feiras e Exposições de Beja, e, atualmente, está a funcionar no Pavilhão Institucional, também localizado no mesmo Parque de Feiras.

Os comunistas questionaram o Governo por entenderem que as condições do atual Centro de Vacinação – apesar de “muito mais amplo” – se mantêm “muito precárias”.

De acordo com a nota de imprensa enviada às redações, o PCP afirma que se trata de “um local pouco acolhedor, com grandes aberturas para o exterior entre a cobertura e as paredes (…), o que transforma o local, em termos de conforto térmico, praticamente idêntico ao exterior, sendo que tem zonas em que chove no interior do recinto”.

O PCP realça que “há enfermeiros a trabalhar com fatos de neve e aos utentes são disponibilizados aquecedores a óleo e cobertores”. Acrescenta que têm chegado queixas ao Grupo Parlamentar “quer de profissionais de saúde, quer de utentes”, devido ao “frio que se faz sentir dentro do pavilhão”.

Também “as condições de informática são deficitárias por falta de computadores e a qualidade de acesso à internet é obsoleta, levando a sucessivas paragens dos sistemas informáticos, o que prejudica o regular processo de vacinação”, frisa o documento.

Dificuldade de acesso ao local de vacinação por pessoas com mobilidade reduzida é outra das falhas apontadas pelos comunistas.

Trata-se, de acordo, com o PCP, de um conjunto de situações que “tem levado a situações complexas de desentendimentos entre os utentes e profissionais, de tal forma que a ULSBA já se viu obrigada a colocar no local um elemento de segurança” para garantir “a ordem no local”.

João Dias, deputado comunista eleito por Beja, quer saber se a tutela tem conhecimento da falta de condições de acolhimento e logística do Centro e que medidas vai o Governo tomar para encontrar um local com condições de acolhimento adequadas à prestação de cuidados, bem como, para resolver o problema de carência de recursos informáticos de acesso à internet.

Que medidas é que vão ser tomadas para resolver as dificuldades relacionadas com o acesso para pessoas com mobilidade reduzida ao Centro de Vacinação foi outra das questões dirigidas pelos comunistas a Marta Temido.

 

Comentários

pub