Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A história da indústria conserveira olhanense é o mote para uma exposição que será inaugurada esta sexta-feira, 26 de Novembro, a partir das 16h00, no Largo da Fábrica Velha.

A mostra “Memórias da Nossa História: A Indústria Conserveira em Olhão” conta com «informação original existente nas coleções do Arquivo Municipal e demais dados retirados de publicações, entre os anos 20 e os anos 50 do século XX», com o objetivo de «recordar a história daquele que chegou a ser o principal centro conserveiro do Algarve e um dos mais importantes do país», segundo a Câmara de Olhão.

«Com alguma nostalgia do bulício que outrora a atividade fabril provocava em Olhão, certo é que a história ainda está bem viva, tanto através das fábricas que hoje continuam em laboração, como da memória de todos aqueles que viram as suas vidas ligadas a esta indústria», acrescenta a autarquia.

jf-quarteira

Esta exposição produzida pelo Arquivo Municipal de Olhão visa celebrar uma indústria que «faz parte da vida e da memória dos olhanenses há mais de um século».

«Em finais do século XIX começaram a instalar-se em Olhão modernas fábricas de conservas de pescado em azeite e molhos, nunca esquecendo também as mais antigas conservas em salmoura», conta a Câmara.

«Não se conhecendo, ao certo, a data exata de fundação da primeira fábrica, sendo a francesa Éstablissments F. Delory geralmente apontada como a primeira, sabe-se, no entanto, que no Inquérito Industrial de 1881 ainda não existia qualquer fábrica, e que na documentação à guarda do Arquivo Municipal identificou-se o nome de Frederico Delory, pela primeira vez, na ata da sessão de Câmara de 13 de Fevereiro de 1884, onde é feito um pedido de aforamento de um terreno “ao lado da praia do poente”», acrescenta.

Mais tarde, «a 5 de Janeiro de 1887, surge a referência a “Armand Haüet, diretor da fábrica Delory para conservas de sardinhas”, localizada na praia do Levante».

«Indiscutível na história da indústria conserveira é que a instalação de diversas fábricas favoreceu o desenvolvimento da pesca local, assim como o incremento da construção naval, ao mesmo tempo que contribuiu decisivamente para o crescimento urbano e demográfico da então vila, hoje cidade, de Olhão», salienta a autarquia.

 

 



vamos à vila 2025
vilavitaparc

Também poderá gostar

Olhao mercado_bc3

Luís Guilherme e filho dão concertos nos Mercados de Olhão

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia

Festas-da-Cidade-Olhão-2025---16-tony-carreira

Tony Carreira anima Festas da Cidade de Olhão