Estudante da Universidade de Évora vence prémio Lanzendorf – National Geographic

Distinção será entregue em 2022, durante o congresso da Society of Vertebrate Paleontology, em Toronto

Victor Carvalho, estudante do mestrado em Paleontologia da Universidade de Évora (UÉ), trouxe para Portugal, pela primeira vez, o prémio Lanzendorf – National Geographic, com a ilustração de um dinossauro carnívoro do Museu da Lourinhã.  A distinção será entregue em 2022, durante o congresso da Society of Vertebrate Paleontology, em Toronto.

A obra vencedora, intitulada “Baryonyx revisited”, «faz referência à morfologia e à anatomia da espécie Baryonyx walkeri, conhecida pela ciência desde o final da década de 80», e foi o resultado de um ano de trabalho conjunto entre o paleoartista luso-brasileiro Victor Carvalho e dois investigadores da Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus e Darío Estraviz, explica a UÉ.

O artista e estudante de paleontologia, que é também mestre em Desenho pelo Instituto de Belas Artes da Universidade de Lisboa, «já trabalha com a reconstituição de animais extintos há mais de uma década, ao longo da qual colaborou com investigadores do Museu de História Natural do Rio de Janeiro e o Museu da Lourinhã».

Victor Carvalho refere que este gosto pela paleoarte começou quando tinha sete anos e recebeu uma enciclopédia ilustrada com mais de 50 fascículos sobre animais pré-históricos, com obras de dezenas de artistas.

«A partir desse contacto, nunca mais consegui parar de desenhar dinossauros e outros animais extintos. Com o passar dos anos, não só a minha técnica se foi aprimorando, como o conhecimento e o rigor científico, essencial para qualquer ilustração científica, foram introduzidos às obras», refere Victor Carvalho.

«O que passou a fascinar-me na paleoarte é que, a cada projeto em que participo, sempre aprendo alguma coisa nova. Ou sobre o organismo que está a ser reconstituído, ou sobre o processo em si», explica.

Este reconhecimento, e fazer parte desta lista de ilustradores, «dos quais muitos admiro o seu trabalho há anos», traz para o paleoartista «muita alegria. É um sentimento de dever cumprido».

Victor Carvalho irá receber esta distinção em 2022, durante o congresso da Society of Vertebrate Paleontology, que terá lugar em Toronto, no Canadá.

Este prémio é uma parceria desta sociedade de paleontologia com a National Geographic e é considerado, a nível global, como «a mais prestigiante distinção na área da paleoarte», vertente artística do desenho científico que «procura produzir interpretações credíveis da vida pré-histórica e dos organismos que dela fazem parte».

O prémio Lanzendorf – National Geographic PaleoArt é entregue desde 2000 e foi criado por John J. Lanzendorf, para reconhecer os melhores trabalhos na ilustração científica paleontológica e na arte naturalista.

 



Comentários

pub