Os filmes promocionais “Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo”, lançado pela Entidade Regional de Turismo, e “We Call It Alentejo”, da responsabilidade da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, foram premiados na edição deste ano do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, cuja cerimónia teve lugar em Aveiro.
Aventura & Expedição foi a categoria na qual o vídeo da Entidade Regional de Turismo conquistou o segundo lugar, no festival que integra o Grand Prix CIFFT Circuit 2021, um circuito promovido pelo International Committee of Tourism Film Festivals (CIFFT).
Já o filme lançado no mercado internacional, no ano passado, pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, foi distinguido na categoria Destinos Turísticos – Regiões, igualmente com o segundo lugar.
“Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo” – que divulga a oferta religiosa do território, mas também todos os outros produtos que os caminhantes podem usufruir ao longo de 1400 quilómetros – já foi premiado na FITUR 2021, em Madrid, na categoria de “Best International Video Promoting a Tourism Product”, arrecadou o primeiro lugar no Finisterra Arrábida Film Art & Tourism Festival 2020, na “Categoria Internacional – Religious Tourism”; o segundo prémio no Golden City Gate 2021, em Berlim, na categoria de “Ecotourism”, e conquistou o 1º prémio no International Tourism Film Festival Africa 2021 (ITFFA), Cidade do Cabo, na categoria de “Tourism Products – Adventure Tourism”.
Por sua vez, “We Call It Alentejo” – que este ano conquistou o Top 3 na categoria “Destinos” do concurso Fitur Travel Video Competition – foi realizado pela Click
and Play e apresenta imagens impactantes da região, inspiradas em citações retiradas de peças jornalísticas escritas por profissionais de consagrados órgãos
de comunicação social estrangeiros e tem como banda sonora uma versão original da música “Menina estás à Janela”.
Além da versão inglesa, o filme foi também lançado nos idiomas espanhol, francês, holandês e alemão, igualmente com referências retiradas de artigos escritos em meios de comunicação de cada um destes países.
Veja aqui os dois filmes promocionais do Alentejo premiados:
Lista de vencedores do Festival ART&TUR Aveiro 2021:
Competição Nacional:
Artes & Criatividade
• 1º Prémio – “Sky Base One”
• 2º Prémio – “Shaping and glazing an unique project”
Cultura & Património
• 1º Prémio – “Ermida de São Simão”
• 2º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
Música & Dança
• 1º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
• 2º Prémio – “d’Orfeu AC Vida Selvagem”
Destinos Turísticos: Cidades/Locais
• 1º Prémio – “Bragança. Naturalmente!”
• 2º Prémio – “Cascais”
Destinos Turísticos: Regiões
• 1º Prémio – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2º Prémio – “We call it Alentejo”
Produtos Turísticos
• 1º Prémio –“Heart and Soul”
• 2º Prémio – “EPIC Climbs”
Serviços Turísticos
• 1º Prémio – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2º Prémio – “Its Always Now at Ombria Resort”
Hotéis & Resorts
• 1º Prémio – “Costa do Vizir Beach Village & SPA”
• 2º Prémio – “Montimerso – The Skyscape Countryhouse”
Aventura & Expedições
• 1º Prémio – “Ermida de São Simão”
• 2º Prémio – “Alentejo and Ribatejo – Caminhos de Santiago”
Desporto & Lazer
• 1º Prémio – “EPIC Climbs”
• 2º Prémio – “As voltas do Impossível, uma história real!”
Ambiente & Ecologia
• 1º Prémio – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
• 2º Prémio – “Natural Braga”
Sustentabilidade em Turismo
• 1º Prémio – “Its Always Now at Ombria Resort”
• 2º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
Inovação em Turismo
• 1º Prémio – “Sky Base One”
Impacto Emocional
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
Originalidade
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Conceito
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• Melhor Filme – “Ermida de São Simão”
Qualidade Técnica
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
• Melhor Filme – “Sky Base One”
Campanhas Publicitárias
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• Melhor Filme – “CM Alcoutim | Campanha”
Documentários até 90’
• Melhor Filme – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
• Melhor Filme – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
Vídeos Promocionais até 15’
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
Grande Prémio:
• Melhor Filme da Competição Nacional – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo
the Guide”
Competição Internacional:
Arts & Creativity
• 1st prize – “Baldo y Tanit”
• 2nd prize – “Sky Base One”
Culture & Heritage
• 1st prize – “The Home of humanity”
• 2nd prize – “Ermida de São Simão”
Music & Dance
• 1st prize – “Silence – Voices of Lisbon”
• 2nd prize – “Menari: An Indonesian Dance Legacy”
Tourism Destinations: Countries
• 1st prize – “Imagine Travelstan”
• 2nd prize – “Time to #stayhome. Turn to nature and dream.”
Tourism Destinations: Regions
• 1st prize – “Seek different”
• 2nd prize – “Carinthia – Its my life!”
Tourism Destinations: Cities/Local
• 1st prize – “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”
• 2nd prize – “Ermida de São Simão”
Tourism Products
• 1st prize – “Heart and Soul”
• 2nd prize – “Valencia, destination of the Holy Grail”
Religious Tourism
• 1st prize – “Just sorry for my feet”
• 2nd prize – “O Teu Camiñar”
Tourism Services
• 1st prize – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2nd prize – “The Home of humanity”
Hotels & Resorts
• 1st prize – “The Perfect Proposal”
• 2nd prize – “Prayer”
Adventure & Expeditions
• 1st prize – “A Journey”
• 2nd prize – “EPIC Climbs”
Sports & Leisure
• 1st prize – “Tamsui-Kavalan Trails Trilogy”
• 2nd prize – “Perfect Chapter Looking for Perfection”
Environment & Ecology
• 1st prize – “Jewels of the Alps – Italy`s Great Lakes”
• 2nd prize – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
Sustainable Tourism Issues
• 1st prize – “The Soul of a Cyclist”
• 2nd prize – “Slow Travel versus Fast Tourism”
Innovation in Tourism
• 1st prize – “Sky Base One”
• 2nd prize – “Future of travel in Greenland: Flattening the curve of the Coronavirus”
Emotional Impact
• Best Film – “Love around the World”
• Best Film – “Wine Tales”
Originality
• Best Film – “Slow Travel versus Fast Tourism”
• Best Film – “#ChileCreatingFuture”
Concept
• Best Film – “Extremadura, everything you can imagine, where you wouldn’t imagine it”
• Best Film – “Attica. Greece in a Snapshot”
Technical Quality
• Best Film – “Lithuania. Discover Colours You Never Knew Existed”
• Best Film – “Heart and Soul”
Advertising Campaigns
• Best Film – “#ChileCreatingFuture”
• Best Film – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Commercials up to 1’
• Best Film – “We look forward to seeing you again. In Austria.”
• Best Film – “World Masters Game 2025 PR Movie”
Independent Films
• Best Film – “Two Deaf Travellers”
• Best Film – “Feelin Yunlin – A Wide-eyed Wander in Taiwan”
Promotional Films up to 15’
• Best Film – “Wine Tales”
• Best Film – “Follow your instinct”
Documentaries up to 90’
• Best Film – “A Year in Gorongosa”
• Best Film – “Love around the World”
Short Documentaries up to 30’
• Best Film – “Slow Travel versus Fast Tourism”
• Best Film – “A Journey”
WebDocs
• Best Film – “Perfect Chapter Looking for Perfection”
Grand Prix
• Documentaries – “Slow Travel versus Fast Tourism”
Grand Prix
• Promotional Films – “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”
Comentários