Centro de Biotecnologia Agrícola do Alentejo associa-se à Semana da Ciência e da Tecnologia

Semana da Ciência e da Tecnologia tem como finalidade dar a conhecer os cientistas portugueses e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade

O Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo (CEBAL) associa-se, de 22 a 28 de Novembro, uma vez mais, às comemorações nacionais da Semana da Ciência e da Tecnologia (C&T), que pretende aproximar a Ciência da Sociedade, promovendo a cultura científica e tecnológica em Portugal.

O cardo, o porco, o olival serão alguns dos temas em destaque nas iniciativas promovidas pelo CEBAL ao longo da semana.

«Com uma programação diversificada, abrangente a vários públicos, em formato presencial e digital, os temas a explorar são os que marcam a atualidade e que impõem os vários desafios económicos, ambientais e sociais ao território, não faltando as soluções inovadoras e diferenciadoras que resultam do trabalho do CEBAL», explicam os responsáveis por este centro.

Assim, no dia 22 de novembro, segunda-feira, às 14h30, terá lugar o “Workshop de Propagação Vegetativa de Cynara Cardunculus”, no Centro Hortofrutícola do Instituto Politécnico de Beja. Serão abordadas as diferentes técnicas e materiais de propagação das plantas do cardo.

Inserido no projeto de transferência de tecnologia CynaraTec, esta é mais uma ação dedicada à valorização do cardo, «um recurso endógeno bem-adaptado ao território e uma cultura com um futuro rentável e sustentável».

A iniciativa dirige-se a produtores agrícolas, bem como a todos os agentes económicos interessados.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas a 10 participantes, e estando abertas aqui até 21 de Novembro.

No dia 23, às 18h00, terá lugar a segunda sessão online do ciclo de conferências “Coprodutos Agroindustriais & Alimentação Animal – Para uma produção animal circular”, organizado bimensalmente pelo CEBAL, em parceria com o Fórum de Economia Circular do Alentejo (CCDRAlentejo). Desta vez, o tema é “Porco Saloio – O Oeste de Porco e Alma”.

A sessão conta com a presença de João Santos, engenheiro zootécnico e promotor do projeto “Porco Saloio”, que tem como protagonista a mais ameaçada raça autóctone portuguesa de suínos: o Malhado de Alcobaça.

Abordará o contributo do projeto para a redução do desperdício alimentar, para a economia circular e para a valorização de recursos endógenos, mostrando como se produz carne de porco de forma sustentável, mais segura e saudável, saindo diretamente do produtor para o consumidor, e com um sabor e suculência distintos.

A sessão poderá ser acompanhada em direto clicando aqui.

A 24 de Novembro, Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, às 16h00, decorrerá a sessão online “O papel da literacia científica infantil no desenvolvimento sustentável – exemplos em territórios de interior”.

Serão apresentados dois projetos de literacia científica: o “És(cola)Ciência” do CEBAL (Alentejo) e LAB-i-Educa do BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação (Oliveira do Hospital), bem como a Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

O objetivo é, segundo o CEBAL, «debater a literacia científica infantil como uma ferramenta de apoio à educação, criando nas crianças e jovens competências que lhes permitam desenvolver uma maior sensibilidade e consciência do mundo que as rodeia e também das regiões onde se inserem, incutindo-lhes princípios e valores que contribuam para a construção de territórios mais competitivos e resilientes, e sociedades mais justas, equilibradas, civicamente ativas e ambientalmente mais conscientes».

A sessão poderá ser acompanhada em direto clicando aqui, mas terá igualmente transmissão em direto na página do Facebook do CEBAL.

No dia 25, às 11h30, realiza-se a sessão online “Vírus da oliveira: de causadores de doenças a protetores de plantas”, com Maria do Rosário Félix, docente na Universidade de Évora e investigadora no MED-UÉvora.

A sessão decorre no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, organizada mensalmente pelo CEBAL, e propõe ao público abordar o tema das doenças e pragas nas culturas mediterrânicas (olival, amendoal e vinha), que muito impacto têm na economia do Alentejo.

Permitirá conhecer mais a fundo os vírus da oliveira e as tecnologias de diagnóstico e de melhoramento de plantas que permitem transformar esses vírus em “vacinas” que ensinam o sistema imunitário da planta a proteger-se contra infeções causadas por microrganismos, nomeadamente bactérias.

A sessão poderá ser acompanhada em direto clicando aqui.

Entre os dias 26 e 28 de Novembro, o CEBAL termina as comemorações da semana lançando um desafio à comunidade, através do quiz online “Sabe o que é a Biotecnologia?”.

Para quem queira testar os seus conhecimentos e saber mais sobre a área da Biotecnologia, o quiz estará disponível na página de Facebook do CEBAL.

A Semana da Ciência e da Tecnologia é uma iniciativa anual promovida pela Ciência Viva, que tem como finalidade dar a conhecer os cientistas portugueses e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade.

Em 2021, assinalam-se também os 25 anos da criação, em 1996, do Dia Nacional da Cultura Científica (24 de Novembro), por iniciativa do então ministro da Ciência José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

O workshop desenvolvido no âmbito do projeto “CynaraTec – Transferência de Tecnologia para Valorização do Cardo” e o ciclo de conferências sobre alimentação animal, desenvolvido no âmbito do Programa de Transferência de Tecnologia do CEBAL – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, são cofinanciados pelo Alentejo 2020.

O Projeto “És(cola)Ciência – Estratégia Educativa Complementar com base no Pensamento Científico, uma aposta na promoção do sucesso escolar” desenvolvido pelo CEBAL, em parceria com a EMAS de Beja, EM, enquanto investidor social, é cofinanciado pelo Portugal inovação Social. A Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo é também parceira deste projeto.

 

 

 
 



Comentários

pub