Cante Alentejano e Celina da Piedade vão à Expo Dubai para os 50 anos dos Emirados Árabes Unidos

Aos portugueses, associa-se a alaúdista Sherin Tohamy

A cantora e acordeonista Celina da Piedade e o grupo Vozes do Cante vão representar Portugal nas celebrações do Jubileu de Ouro dos Emirados Árabes Unidos, nos dias 1 e 2 de Dezembro, na Expo 2020 Dubai.

A participação portuguesa conta com três atuações das Vozes do Cante (um grupo de seis cantadores de Cante Alentejano) amanhã, dia 1, às 16h30, 17h30 e 20h30 locais, no palco Earth da Exposição mundial.

No dia seguinte, que assinala o Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos, Celina da Piedade e as Vozes do Cante sobem ao palco Dubai Millennium Amphitheatre pelas 21h00 locais, num espetáculo que conta com a participação especial da alaudista árabe Sherin Tohamy.

“É com muito orgulho que Portugal se associa a esta data, que representa um momento histórico para os Emirados Árabes Unidos. A representação do Cante Alentejano na Expo é uma oportunidade única de mostrar ao Mundo a riqueza da cultura portuguesa, neste caso reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade”, afirma o presidente da AICEP e Comissário-Geral de Portugal para a Expo 2020 Dubai, Luís Castro Henriques.

O Jubileu de Ouro marca o 50º aniversário dos Emirados Árabes Unidos, uma confederação de seis monarquias – Abu Dhabi, Dubai, Al-Sharja, Ajdman, Oumm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira – constituída em 1971.

 


CELINA DA PIEDADE E VOZES DO CANTECelina da Piedade é compositora, acordeonista e cantora, e tem levado a sua criatividade aos mais variados contextos, da música de tradição a um sentir mais contemporâneo e universalista, passando por toda a riqueza do Cante Alentejano mas também folk e música pop.
O formato de concerto “Celina da Piedade e as Vozes do Cante” desenha uma música com alma e personalidade.
Em 2021 apresentou ao público o seu quarto disco a solo, “Ao vivo na Casinha”.

SHERIN TOHAMY

Sherin Tohamy foi a primeira aluna a formar-se na Bait Al Oud (Casa da Ópera do Cairo), onde se licenciou com distinção.
Lá assumiu o cargo de professora, em 2002, e na Bait Al Oud de Abu Dhabi em 2009, onde trabalha até hoje.
Sherin já lançou três álbuns e atuou por todo o mundo, a solo e acompanhada de bandas internacionais.
Desde 2011 que integra a primeira banda feminina dos Emirados Árabes Unidos – NAJMAAT.

 



Comentários

pub