Beja e Odemira associam-se às comemorações do centenário de Saramago

José Saramago faria 99 anos esta terça-feira, dia 16 de novembro

As Bibliotecas de Beja e Odemira associam-se às comemorações do centenário de José Saramago, que começa hoje, dia 16 de novembro, a ser comemorado em todo o país.

No dia em que o escritor faria 99 anos, iniciam-se, oficialmente, as comemorações do Centenário de José Saramago (1922-2022), com atividades em simultâneo em Lisboa, na Fundação Saramago e nas diversas bibliotecas da Rede de Bibliotecas José Saramago – Avis, Beja, Feijó, Leiria, Loures, Montemor-o-Novo e Odemira.

O Município de Beja, através da sua Biblioteca Municipal, que foi a primeira biblioteca do país a quem José Saramago quis dar o seu nome, em Novembro de 1998, exatamente um mês depois de ter recebido o Prémio Nobel da Literatura, é membro fundador da Rede de Biblioteca José Saramago, criada oficialmente em 2019.

Esta Biblioteca preparou duas propostas que marcam a abertura oficial das comemorações.

Nesse sentido, esta terça-feira, às 19 horas, é inaugurada a exposição fotográfica “A Grande e Ardente Terra de Alentejo – Uma Viagem com José Saramago”, de Cabrita Nascimento.

Às 21 horas, há leituras encenadas sobre a “História do Cerco de Lisboa”, por Pedro Lamares.

Já em Odemira, “Lendo Saramago” é o tema da iniciativa agendada para esta terça-feira.

Promovida pela Biblioteca Municipal odemirense, a iniciativa tem lugar às 18 horas, no Espaço CRIAR, e conta com a participação da atriz Sónia Barradas e do grupo Bocados Brutais.

As duas Bibliotecas, como membros fundadores da Rede, foram convidadas a integrar o programa das Comemorações do Centenário promovidas pela Fundação José Saramago, que terá uma programação internacional a decorrer até ao final do próximo ano.

 

 
 



Comentários

pub