Azulejaria de Jorge Rey Colaço vai estar exposta em Évora e Vila Viçosa

Objetivo é «chamar a atenção para a importância da obra» deste artista

A exposição “Jorge Colaço e a Azulejaria Figurativa do seu Tempo” vai estar patente na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, e no Paço Ducal de Vila Viçosa, a partir de amanhã, dia 12, e de sábado, dia 13, respetivamente.

Na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, a inauguração acontece amanhã, dia 12, às 17h00. No dia seguinte, sábado, dia 13, às 16h00, inaugura a mostra no Paço Ducal de Vila Viçosa, que, à semelhança da em Évora, estará patente até 22 de Abril de 2022.

Esta é uma iniciativa conjunta da Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), do Museu-Biblioteca da Fundação Casa de Bragança e da Direção-Geral do Património Cultural – Museu Nacional do Azulejo que visa «chamar a atenção para a importância da obra de Jorge Rey Colaço, figura marcante no panorama artístico português nas primeiras quatro décadas do século XX, dar a conhecer, a um público mais alargado, a obra que o artista realizou para o Alentejo e contribuir para a sua valorização e preservação».

«Tendo como lema de base da sua obra “Portugal”, Jorge Colaço desenvolveu temáticas diversificadas, desde cenas históricas, cenas de carácter militar, cenas etnográficas (rurais e piscatórias), entre outras. Realizou mais de 1000 painéis de azulejos em Portugal continental e insular, bem como para outros países como Espanha, Inglaterra, Suíça, Brasil, Argentina, Cuba ou Goa», segundo a DRCAlentejo.

«No Alentejo, os trabalhos mais conhecidos do artista são painéis realizados para algumas estações ferroviárias da região, mas outros são de assinalar, como é o caso dos painéis criados para o Palácio das Passagens – Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas, para o Mercado Municipal de Almodôvar ou ainda para a Capela do Recolhimento Ramalho Barahona (Évora)», acrescentou a mesma entidade.

A exposição, «que dá a conhecer a existência de um importante conjunto de obras do artista e de espólio documental, contemplará também a apresentação de um roteiro com as obras conhecidas de Jorge Colaço no Alentejo, bem como algumas conferências a divulgar em breve».

 

 

 



Comentários

pub