Artes performativas voltam a “invadir” escolas de Odemira

Projeto tem programação e acompanhamento pedagógico da coreógrafa Madalena Victorino

As artes performativas vão “invadir” as escolas de Odemira, graças ao projeto educativo “Miragem!”, promovido pelo município.

A Câmara lançou a 7ª edição deste projeto, «que oferecerá espetáculos e performances aos alunos do concelho, em contexto de sala de aula ou fora da escola, até ao final do presente ano letivo», segundo a Câmara de Odemira.

A programação e acompanhamento pedagógico do programa é da responsabilidade da coreógrafa Madalena Victorino.

Com este projeto, lançado no ano letivo de 2014/2015, no âmbito do programa Odemira Território Educativo, o Município «pretende aproximar as crianças do concelho ao mundo das artes performativas, levando aos espaços escolares intervenções de teatro, novo circo, dança, literatura, reflexão e música».

O “Miragem!” pretende ser «um contributo que, integrando a componente artística da educação, se foca na transformação social e humanista, no bem-estar individual e coletivo da população escolar e das suas famílias, na capacidade crescente de analisar, de apreciar e criticar, de imaginar e de criar que cada aluno possui individualmente».

Em Outubro, 311 alunos de 2º, 3º ciclo e Ensino Secundário, viram o espetáculo “NÃO – teatro que dá que pensar”,  baseado na obra “Paz Traz Paz” de Afonso Cruz, que «transmitiu a importância de dizer não»,  uma palavra que é «muito pequena, quase não se vê, mas tem o poder dos mais belos atos heróicos».

Também foi promovida a palestra performativa “Take a Stand”, que foi apresentada a 351 alunos em várias sessões participativas, para reflexão sobre as alterações climáticas.

Na primeira semana de Novembro, foi a vez de 224 alunos do 1ºciclo verem a peça “INUIT – um povo com vários povos”, «uma experiência teatral que tratou o tema dos diferentes povos em torno do mundo, as diferentes formas e costumes com que habitam».

 

Até final do ano letivo ainda vão ser apresentados os seguintes espetáculos:

– Arqueologia Sentimental – acontecimento teatral sobre o desenterrar histórias

. Inuit em Oficina – Uma casa para cada neve

– A Pensar Morreu um burro – oficina para micro-filósofos

– Circo Miragem – workshop de circo, música e dança

– O Livro Escuro e Claro – workshop de conversas, escrita e desenho

– Music (4) All – workshop de dança e voz e cidadania

– Imagem e Semelhança – workshop de realização audiovisual

– Todos Somos uma História – oficina de escrita e leitura

– Escrever à Flor da Pele – palestra sobre piercings, tatuagens e filosofia

– Olhar, Ver, Pensar – sessão de cinema e cidadania com debate

– Entre Nós e as Palavras – recital e debate

 

 



Comentários

pub