ADPM de Mértola ajuda agricultores de Cabo Verde no combate às alterações climáticas

Projeto da ADPM pretende, também, aumentar a produtividade dos agricultores

A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) lançou oficialmente, neste mês de Novembro, o projeto “Sistemas Agroflorestais | Alternativa Inteligente para combater as alterações climáticas na ilha de Santo Antão”, em Cabo Verde.

O lançamento do projeto, que teve lugar na cidade de Porto Novo (Ilha de Santo Antão), contou com a presença do Camões Instituto da Cooperação e da Língua, e incluiu uma visita ao Campo Experimental da Casa do Meio, um dos três campos experimentais instalados no âmbito deste projeto.

Carla Janeiro, técnica da ADPM, explicou ao Sul Informação que o objetivo é dar ferramentas aos pequenos agricultores locais, de forma a que consigam aumentar a produtividade agrícola e a resiliência às alterações climáticas, através da implementação de sistemas agroflorestais. No fundo, a APDM irá levar até Cabo Verde a experiência adquirida em Mértola e no Alentejo em geral.

Nesse sentido, Carla Janeiro revela que já estão implementados três campos experimentais no concelho de Porto Novo, onde foram instalados três sistemas agroflorestais, que incluem a aplicação destas técnicas agroecológicas.

 

 

A ADPM explica que estes princípios “permitem regenerar áreas degradadas recorrendo a espécies com diferentes funções, incluindo alimentação humana e animal, promovendo o aumento da retenção de água, da captação de carbono, da incorporação de matéria orgânica no solo, da evapotranspiração e da humidade atmosférica, da resiliência das culturas, da luta natural contra pragas e redução da dependência de insumos externos.

 

 

 
 



Comentários

pub