21 Municípios já aderiram à Rede do Alentejo pelo Clima e a Água

Rede pretende também promover a partilha de boas práticas

Representantes de 21 municípios do Alentejo, incluindo 20 Câmaras Municipais e uma entidade gestora da água, já aderiram ao projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica”, que tem como um dos seus objetivos incentivar a criação de redes temáticas e colaborativas, dedicadas à promoção da adaptação às alterações climáticas a nível regional.

Uma das atividades do projeto consiste na «criação e dinamização da uma rede ao nível das autarquias, enquanto espaço de partilha, discussão e de ação em relação às problemáticas das alterações climáticas e escassez hídrica: a Rede de Câmaras Municipais do Alentejo pelo Clima e a Água», explica a Associação de Defesa do Património de Mértola (APDM), uma das entidades promotoras.

Além de contribuir para aumentar o conhecimento dos técnicos de entidades-chave a nível local, em temáticas ligadas à gestão sustentável da água, esta Rede pretende também promover a partilha de boas práticas e informação sobre ferramentas para mitigar os impactos derivados das alterações climáticas, com ênfase na escassez hídrica.

As entidades aderentes serão convidadas a participar, entre outras atividades, em talks online e atividades de campo para a troca de experiências entre membros, no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos a nível municipal/local, e terão acesso a recursos úteis ao seu trabalho neste domínio, incluindo um Manual de boas práticas de adaptação às alterações climáticas.

Ao aderir à Rede, as entidades estão não só a evidenciar o seu compromisso com os desígnios da adaptação às alterações climáticas e gestão sustentável da água, mas também a reforçar a sua capacidade institucional para dar resposta aos desafios ambientais no Alentejo.

O projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” é promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente, através da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo, em parceria com a Associação de Defesa do Património de Mértola.

Com uma duração de 24 meses, esta iniciativa é cofinanciada pela União Europeia, através do Alentejo 2020, beneficiando de apoio do Fundo Social Europeu.

 



Comentários

pub