Universidade de Évora atribui Honoris Causa a Abílio Fernandes, histórico autarca

Abílio Fernandes liderou a Câmara de Évora de 1976 a 2001

A Universidade de Évora (UÉ) vai atribuir, no dia 14 de Outubro, o Doutoramento Honoris Causa a Abílio Fernandes, antigo autarca. 

A sessão decorrerá a partir das 11h00, na sala de atos do Colégio Espírito Santo da UÉ, estando o discurso laudatório a cargo de Rui Namorado Rosa, professor emérito da Universidade de Évora.

A reitora Ana Costa Freitas recorda o «contributo inegável» que Abílio Fernandes assumiu após o 25 de Abril de 1974, quer pela afirmação do Poder Local, tendo estado à frente do município durante 25 anos, onde desenhou o primeiro Plano Diretor Municipal (PDM), quer pela participação ativa no processo de classificação do centro histórico de Évora como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 1986.

Ana Costa Freitas realçou ainda que a atribuição do grau de Doutor Honoris Causa a Abílio Fernandes  se enquadra na estratégia da UÉ, que pretende «melhorar e fomentar, cada vez mais, a relação com a sociedade e com a cidade».

Natural de Moçambique, Abílio Fernandes é licenciado em Finanças pelo Instituto Superior de Ciências Económicas, foi presidente da Câmara de Évora entre 1976 e 2001 eleito em listas lideradas pelo PCP, além de ter tido vários cargos no partido.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Abílio Fernandes estava inicialmente prevista para Março de 2020, mas foi adiada devido à pandemia.

 



Comentários

pub