Primeiro Festival de Caminhadas do Alentejo arranca dia 4 e prolonga-se até fim de Novembro

Ao longo do mês de Novembro, haverá 50 caminhadas e muitas outras atividades em todo o Alentejo

Caminhar no Alentejo – Foto: Margarida Santos | Sul Informação

A primeira edição do Festival de Caminhadas TransAlentejo, o mais importante de evento de Turismo de Natureza nesta região, começa na próxima quinta-feira, 4 de Novembro, e prolonga-se até ao dia 28.

As caminhadas do festival, que terão lugar nos quatro fins de semana de Novembro, decorrem nos 50 percursos pedestres da Rede TransAlentejo, uma estruturação no terreno por iniciativa da Turismo do Alentejo ERT, em parceria com 47 municípios alentejanos.

«Este é atualmente o único produto turístico estruturado transversalmente a todo o território e tem agora um crescimento em cada concelho, com as Redes Municipais de Percursos Pedestres da responsabilidades das autarquias», salienta a organização.

Além das caminhadas, que decorrem ao sábado e domingo, o evento conta com quatro Conferências sobre a temáticas de Turismo de Caminhadas, Turismo de Natureza e Desenvolvimento Territorial, realizadas às quintas-feiras. A primeira é precisamente no dia 4.

Numa iniciativa do Turismo do Alentejo – Agência Regional de Promoção Externa, serão realizadas duas fam-trips com operadores turísticos internacionais e duas press-trips com jornalistas especializados.

 

Atendendo à dimensão do Alentejo, com cerca de 31.600 quilómetros quadrados e 47 concelhos distribuídos por quatro distritos, o evento está situado em quatro centralidades – Alpalhão, Montemor-o-Novo, Ferreira do Alentejo e Alqueva , cada uma abordando temáticas comuns ao vasto território de cerca de um terço do continente português.

O primeiro fim de semana (prolongado) do TransAlentejo Walking Festival, que terá como epicentro Alpalhão, freguesia do concelho norte-alentejano de Nisa, começa com um seminário sobre “Qual é o negócio do Turismo de Natureza e Cultural no Alentejo” – A visão das empresas de animação turística e das entidades públicas, a ter lugar no Hotel Monte Filipe, no dia 4, a partir das 10h00.

No dia seguinte, sexta-feira, 5 de Novembro, às 17h00, haverá um Passeio Pedestre Guiado com o tema “Galeria Estatuária Urbana da Vila de Alpalhão”. Aliás, segundo a organização, às sextas-feiras haverá «espaço para divulgação interna das rotas, com pequenas realizações com as comunidades locais e a divulgação dos espaços urbanos e culturais aos visitantes externos».

Sábado e domingo serão dias de caminhadas, que começam às 10h00 no local de início de cada percurso pedestre, sendo a deslocação da responsabilidade dos participantes. Cada dia do fim de semana terá um conjunto de cinco a seis caminhadas guiadas, pelo que o difícil será escolher as mais bonitas opções.

Neste primeiro fim de semana, haverá caminhadas, de dificuldade variada, nos concelhos de Gavião, Castelo de Vide, Crato, Arronches, Sousel e Avis (no sábado), e ainda Marvão, Alter do Chão, Monforte, Ponte de Sor e Campo Maior (no domingo).

Em todos os fins de semana de caminhadas, há ainda visitas guiadas a monumentos, bem como um jantar de festa, no sábado à noite, que custa 20 euros e se destina apenas aos caminhantes.

A participação em todos os percursos é gratuita, mas a inscrição é obrigatória (pode ser feita aqui) , estando cada passeio pedestre limitado a um máximo de 40 participantes. Em cada um há uma quota de participações para habitantes locais do concelho onde o evento tem lugar.

O Festival de Caminhadas TransAlentejo é uma organização da Turismo do Alentejo ERT, com o apoio do Turismo de Portugal, a participação ativa de todos os municípios alentejanos e organização do Portugal Walking Festival – SAL Sistemas de Ar Livre.

 


Produto turístico transversal a todo o Alentejo –
Nesta primeira edição do TransAlentejo Walking Festival, será possível conhecer e percorrer os 50 percursos pedestres que fazem parte da estruturação base do território como destino de caminhadas.Esta estruturação está efetuada em todos os concelhos do Alentejo com a sinalização e informação plena de uma rota por município, as quais estão editadas em quatros guias impressos e disponíveis na plataforma on-line www.visitalentejo.com.Após a criação, sinalização e edição das rotas pedestres, este é o momento de dar a conhecer de forma global e abrangente o produto turístico de caminhadas, também conhecido por “walking”, que é atualmente o único transversal a todos os municípios do Alentejo.

 



Comentários

pub