Odemira: Espetáculo “Muito para o Largo ou Santiago e o Mar” sobe ao palco do cineteatro

Peça é inspirada na obra “O Velho e o Mar”

O espetáculo de teatro “Muito para o Largo ou Santiago e o Mar”, encenado e interpretado pela jovem atriz odemirense Sónia Barradas, vai subir ao palco do Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, no dia 16 de Outubro, às 21h30.

Esta peça inspira-se na obra “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, com adaptação e dramaturgia de Maria João Almeida e Sónia Barradas, e também conta com a participação em vídeo de Adérito Lopes (em Santiago) e Guilherme Cardoso Lopes (em Manolin).

Segundo Sónia Barradas, Hemingway, no seu livro, «contou-nos uma história sobre a nobreza de ser humano – ser-se humano, a grandeza do mar, da sua fauna e flora: todos, nas ideias e no ecossistema, tão despedaçados pela nossa pequenez. O mar. Fé, para lá das fendas e das feridas da terra. Caminho adiante, lugar que não se acaba, vida que sempre continua. Hemingway… todos os homens, pássaros e peixes são carcaças a baloiçar na maré».

A obra “O Velho e o Mar” foi publicada em 1952 e em 1953 conquistou o Pulitzer, sendo decisiva para a distinção de Ernest Hemingway com o prémio Nobel da Literatura em 1954.

Hemingway viria a cometer suicídio 10 anos depois de escrever esta obra. Sónia Barradas escreve: «Os tubarões venceram-no, mas o peixe não. É imortal. Este espetáculo é dedicado ao pescador António Santinho. E a todos os que continuam a lutar. Da minha parte, continuarei sempre a acreditar».

O espetáculo é dirigido a maiores de 12 anos e tem entradas gratuitas. Para reservas de bilhetes basta contactar o Município de Odemira através dos números 283 320 900, 283 320 881 (24h/dia através de atendedor de chamadas) ou nos Serviços de Cultura.

A produção pertence à Arteria-Lab, Caco-Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e Oficina de Rapsódias, com financiamento do Programa de Apoio ao Empreendedorismo Cultural e Criativo Magallanes ICC e com o apoio do Município de Odemira através do financiamento ao espaço CRIAR.

 



Comentários

pub