Maria da Graça Carvalho distinguida com o Prémio Femina de Honra 2021

Maria da Graça Carvalho esteve diretamente envolvida no trabalho que culminou recentemente com a aprovação pela OMS da primeira vacina contra a malária

Maria da Graça Carvalho, membro cooptado do Conselho Geral da Universidade de Évora, foi agraciada com o Prémio Femina de Honra 2021, numa cerimónia que decorreu no dia 23 de outubro, em Lisboa.

Atualmente membro do Parlamento Europeu no grupo do Partido Popular Europeu (PPE), Maria da Graça Carvalho esteve diretamente envolvida no trabalho que culminou recentemente com a aprovação pela OMS da primeira vacina contra a malária.

Entre outros cargos, foi Conselheira do Comissário Europeu de Investigação, Ciência e Inovação, bem como Conselheira Principal do presidente da Comissão Europeia, sendo responsável pelas áreas da ciência, ensino superior, inovação, energia, meio ambiente e alterações climáticas.

A 8 de Março de 2002 foi condecorada, no Dia Internacional da Mulher, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública. Foi ministra da Ciência e Ensino Superior (XV Governo Constitucional) e Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior (XVI Governo Constitucional).

Maria da Graça Carvalho foi ministra da Ciência e Ensino Superior do XV Governo Constitucional de Portugal e ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior do XVI Governo Constitucional, e diretora geral do GRICES – Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior.

O prémio Femina, criado em 2010 por João Micael, fundador e presidente da Matriz Portuguesa – MPADC – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento, agracia as “Notáveis Mulheres, oriundas de Portugal, dos Países de Expressão Portuguesa, das Comunidades Portuguesas e Lusófonas, e Luso-descendentes; e as Mulheres de nacionalidades extra Portuguesa e extra Lusófonas, que se tenham distinguido com mérito ao nível profissional, cultural e humanitário no Mundo, pelo Conhecimento e pelo seu relacionamento com outras Culturas.

 
 



Comentários

pub