Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
joana espadinha ao vivo no tempo

As obras de substituição da Ponte do Arieiro, na Estrada Nacional 120, no concelho de Aljezur, já começaram, anunciou esta segunda-feira, 18 de Outubro, a Infraestruturas de Portugal (IP). 

A empreitada começou na passada sexta-feira, dia 15, representando um investimento de 460 mil euros. Esta ponte situa-se à saída de Aljezur, um pouco antes do cruzamento para a estrada da Praia da Amoreira.

A obra tem como finalidade o aumento da capacidade de vazão da ponte, sendo que será feita a substituição integral desta por uma estrutura de vão único.

inframoura

Ao Sul Informação, José Gonçalves, presidente da Câmara de Aljezur, explicou que o alargamento desta ponta «é pedido há largos anos», uma vez que a atual infraestrutura «estreita o trânsito».

Quando chove, há também problemas, com alagamento frequente dessa zona.

Segundo a IP, «os trabalhos passam pela demolição integral do tabuleiro, dos pilares-parede existentes e parte dos encontros e muros ala existentes, e construção de um novo tabuleiro de vão único com 15,05m de comprimento entre eixos, com recurso a vigas pré-fabricadas, pré-esforçadas, apoiadas sobre vigas estribo a construir no tardoz dos encontros existentes».

Em complemento, «está prevista a construção de muros, em betão armado, em ambas as extremidades da obra».

Com esta nova solução, a plataforma rodoviária terá uma largura de 9,70 metros, acomodando uma faixa de rodagem com 6 metros, duas bermas com 0,60 metros e dois passadiços de serviço com 1 metro. O tabuleiro será dotado de guardas de segurança e guarda-corpos metálicos, fixos às vigas de bordadura nas extremidades do tabuleiro.

Tendo em consideração os fluxos e movimentos de fauna nesta região, será também construído um passadiço seco, com 1 metro de largura e 0,3 metros de altura.

Devido a esta obra, o trânsito estará «condicionado com recurso a tráfego alternado, por um desvio provisório, durante os trabalhos de execução do novo tabuleiro».

 



infraquinta rumo à sustentabilidade
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Também poderá gostar

Sul Informação - Loulé suspende obras de edificação e demolição em áreas urbano-turísticas durante o Verão

Loulé suspende obras de edificação e demolição em áreas urbano-turísticas durante o Verão

Sul Informação - Obras de construção do novo Mercado de Quarteira devem arrancar ainda este Verão

Obras de construção do novo Mercado de Quarteira devem arrancar ainda este Verão

Sul Informação - Rua de entrada em Carvoeiro vai estar fechada a 3 e 4 de Junho para obras de repavimentação

Rua de entrada em Carvoeiro vai estar fechada a 3 e 4 de Junho para obras de repavimentação