Lab UbiNET do IPBeja promove XI Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime

No evento será assinado um protocolo entre o IPBeja e o Estado Maior General das Forças Armadas

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) recebe, esta quinta-feira, dia 21 de outubro, a 11ª edição do Simpósio de Segurança Informática e Cibercrime, o SimSIC.

O evento é organizado pelo laboratório UbiNET do IPBeja, cuja atividade assenta no combate ao cibercrime.

Depois do grupo de trabalho do UbiNET ter completado 10 anos de existência, em 2019, data assinalada no último SimSIC, 2021 marca o arranque de um novo ciclo.

Esta nova etapa integra as atividades desenvolvidas, desde 2009, pelo UbiNET, com aquela que é a missão do IPBeja, ou seja, o ensino, dando destaque à “educação para a cibersegurança”, tal como explica ao Sul Informação, Rui Silva, coordenador do Lab UbiNET.

O responsável revela que o Encontro conta com quatro momentos distintos, tendo começado com a assinatura de um protocolo no âmbito da Cibersegurança e Ciberdefesa, entre o IPBeja e o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA).

As duas sessões seguintes apresentam alguns projetos, em curso, no Lab UbiNET, bem como projetos em parceira com instituições internacionais e com empresas, e ainda projetos de âmbito académico ao nível de Doutoramento de colaboradores do laboratório.

O simpósio termina uma sessão sobre “Combate ao Ransomware”, no âmbito do Direito, mas com todo o interesse para “pessoal das tecnologias”.

 

 



Comentários

pub