José Luís Peixoto apresenta livro “Almoço de Domingo” em Beja

José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974

Foto: Diogo Paulo

O livro “Almoço de Domingo”, de José Luís Peixoto, vai ser apresentado na noite desta terça-feira, 11 de Outubro, a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal de Beja. 

Com este novo romance acompanhamos, entre 1931 e 2021, a biografia de um homem famoso – Rui Nabeiro, da Delta — em paralelo com história do país durante esses anos.

Num percurso de várias gerações, tocado pela Guerra Civil de Espanha, pelo 25 de abril, por figuras como Marcelo Caetano ou Mário Soares e Felipe González, este é também um romance sobre a idade, sobre a vida contra a morte, sobre o amor profundo e ancestral de uma família reunida, em torno do patriarca, no seu almoço de domingo.

José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias, traduzidas em mais de 30 idiomas, e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.

Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha.

Com “Livro”, venceu o prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oeanos com Galveias. Em 2012, publicou Dentro do Segredo, Uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens.

Comentários

pub