Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

A primeira edição do Festival de Teatro para Crianças e Jovens, um novo projeto da companhia LAMA Teatro, vai trazer 11 espetáculos a cinco espaços culturais e locais ao ar livre de Faro, entre 4 e 14 de Novembro.

O lançamento do Festival acontece a 22 de Outubro, às 21h30, com um concerto exclusivo de Noiserv.

O evento integrará projetos de companhias e criadores nacionais de referência, como Teatro Praga, UMCOLETIVO, Madalena Victorino e Bestiário, mas também peças de teatro juvenil.

recrutamento zoomarine 2025

A 4 de Novembro, no Teatro das figuras, o pontapé de saída para o festival é dado com o espetáculo Romeu & Julieta, uma criação Teatro Praga, a partir do clássico de Shakespeare, «onde Cláudia Jardim e Diogo Bento guiam os espectadores pela história de um amor maldito, misturando-a com a confeção de um cheesecake, em tempo real», segundo o LAMA Teatro.

Também no Teatro das Figuras, será possível assistir a Parlamento Shakespeare, da companhia Bestiário, a 10 de Novembro, «um espetáculo onde um parlamento, em convulsão, discute acesamente se será que uma mentira inocente também magoa».

Sul Informação
Parlamento Shakespeare

A 6 e 7 de Novembro, o Museu Municipal de Faro recebe A Grande Viagem do Pequeno Mi, espetáculo de Madalena Victorino, em cocriação com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias, sobre o poder da imaginação, inspirado no livro de Sandro William Junqueira.

Já no espaço LAMA Black Box serão apresentados, a 5 de Novembro, Escuridão Bonita, da companhia UMCOLETIVO, uma criação de Cátia Terrinca e João P. Nunes, a partir de uma história de Ondjaki, bem como Romeu e Romeu, uma peça do LAMA Teatro que encerra o Festival, a 14 de novembro.

Esta última é uma criação de João de Brito e Nuno Preto, «que parte de uma ideia de amor deixada por William Shakespeare, para colocar o público num lugar de provocação».

O Festival contará também com três espetáculos de grupos de teatro juvenil, que integram o ESTOJO – Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro, destinado a jovens dos 13 aos 18 anos.

 

Sul Informação
Memórias de Bambaram

 

O Estojo é «um projeto que pretende promover o sentido crítico e o pensamento nos jovens, através da utilização de ferramentas teatrais».
«Anualmente, e durante um período de 3 a 5 meses, os grupos de teatro juvenil que integram o ESTOJO trabalham na construção de um espetáculo, a partir de uma premissa comum, lançada por João de Brito. Nesta 1ª edição, integram a programação do ESTOJO: Grupo de Leitores, com o espetáculo Loop; Panápaná, com a peça Spin & Shot; e Teatro Improviso de Intervenção, com Memórias de Bambaram». Os três espetáculos serão apresentados no Auditório do IPDJ, em Faro.

Para além dos espetáculos, o Festival MOCHILA vai ainda percorrer as ruas de Faro, com a performance Gang das Mochilas, coordenada por João de Brito, Sara Martins e Marta Gorgulho. Nos dias 4, 5, 11, 12 e 13 de Novembro, este gang, composto por jovens intérpretes, ocupa o centro histórico da cidade, a baixa, a zona ribeirinha e as escolas do município.

Informação detalhada sobre a programação e sobre o festival pode ser consultada seguindo este link.

Destinado a crianças e jovens dos 3 aos 18 anos, o Festival MOCHILA «pretende ser um espaço onde, anualmente, se promove o pensamento crítico e a reflexão, através de uma programação para a infância e juventude, desenvolvida em estreita relação com o público-alvo e com a comunidade local, numa lógica de descentralização».

«Nesta primeira edição que agora tem lugar, o Festival parte do binómio nítido/turvo e propõe às crianças e jovens que encham as suas mochilas com nitidez de movimentos, de palavras, de discernimento, de paixão e de pensamento, assistindo a espetáculos “nitidamente turvos”, que incitem o questionamento e o debate», concluiu o LAMA Teatro.

 

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Foto: ACTA

ACTA estreia 88ª produção baseada no “Sermão de Santo António aos Peixes”

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Real Tuna Infantina

Real Tuna Infantina celebra 30 anos com espetáculo em Faro