CEBAL organiza sessão online dando a conhecer o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo

Sessão decorrerá na manhã desta quinta-feira, às 11h30, através da plataforma Zoom

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL) vai organizar esta quinta-feira, 28 de Outubro, às 11h30, a sessão online “Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA) – A Herdade da Abóbada”, com a intervenção de Carlos Bettencourt, diretor do CEBA.

A sessão, que decorrerá no âmbito da iniciativa “Um Dia Com…”, dárá a conhecer «o Centro que se encontra sob a alçada da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo (DRAP Alentejo)», bem como o «trabalho realizado nas áreas de conservação e valorização dos recursos genéticos autóctones animais e vegetais da região alentejana», começa por dizer o CEBAL..

A sessão é dedicada a dar a conhecer a missão, as áreas de atuação, bem como os projetos que têm sido desenvolvidos no CEBA, sedeado em Serpa, na Herdade da Abóbada.

Poderá acompanhar a sessão em direto através da plataforma Zoom, sendo esta aberta ao público.

Ao nível da produção animal, o CEBA «encontra-se envolvido em programas de conservação e melhoramento genético de diversas raças autóctones de animais domésticos do Sul do país e utiliza biotecnologias reprodutivas inovadoras de disseminação de material genético (como sémen e embriões) para prestar apoio técnico às Associações de Criadores».

Já na área da produção vegetal «colabora na realização de estudos de adaptação de variedades de cereais e de variedades nacionais e estrangeiras da espécie olea europaea, vulgarmente conhecida como oliveira», sendo a conservação de solos outra área de intervenção do CEBA que também será apresentada durante a sessão.

O CEBA, no trabalho que desenvolve, estabelece recorrentemente colaborações com várias entidades, pelo que integra a Rede Regional de Ciência e Tecnologia do Alentejo, o que lhe permite alargar as suas parcerias a várias instituições do setor associativo, empresarial e académico.

O Centro destaca a parceria no âmbito da execução científica do projeto Genosuber – “Sequenciação do genoma do sobreiro (Quercus suber)” e no âmbito do qual a histórica Herdade da Abóbada acolhe a única população de sobreiros, onde os progenitores de cada árvore são conhecidos, além de se destacarem como produtores de cortiça de boa qualidade.

Esta população de sobreiros será fundamental para o futuro da investigação e da valorização económica do sobreiro, a árvore nacional de Portugal.

O CEBAL promove a iniciativa “Um Dia Com…” mensalmente, em que convida personalidades da área académica, indústria, produtores, associações de produtores e outras entidades relacionadas, com o objetivo de «fomentar a troca de ideias e de experiências, enriquecendo, desta forma, redes colaborativas entre instituições académicas e empresariais, e dando a conhecer à sociedade o que mais inovador se faz nas diferentes áreas», conclui.

 



Comentários

pub