Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

A aldeia de Alte, no concelho de Loulé, vai acolher este sábado, dia 9 de Outubro, um programa de atividades dedicado à azeitona e às ervas aromáticas, que pretende «dar a conhecer e explorar o seu potencial enquanto recursos turísticos mas também enquanto produtos que, das mais diversas maneiras, podem ser trabalhados para chegar à mesa de cada um».

O dia começará com um percurso pedestre de 4,5 quilómetros, a realizar às 9h30, com ponto de encontro junto à Escola Profissional de Alte. Os participantes terão a oportunidade de «contemplar e interpretar a paisagem, as características do solo, a vegetação, a fauna, o barrocal onde crescem as oliveiras e algumas das aromáticas que condimentam a conserva de azeitonas», diz a autarquia de Loulé numa nota enviada às redações.

Por outro lado, serão transmitidas algumas informações sobre as utilizações destes produtos e os lugares de transformação.

festival do marisco de olhao

Este percurso não será apenas contemplativo sendo a apanha da azeitona uma das atividades em que os participantes terão que se empenhar para que, no período da tarde, se possa realizar a oficina de processamento de conserva de azeitona.

No final, todos os participantes vão levar consigo «não só a memória da experiência de um dia vivido no barrocal, mas também um conjunto de aprendizagens e um recipiente com azeitonas». Este será acompanhado de um protocolo para, em casa, cada um consiga completar o processo de conserva, para mais tarde degustar.

A azeitona e as aromáticas são «recursos disponíveis no território do concelho de Loulé que podem ser valorizados na componente gastronómica, se utilizados para a produção de conserva, patés, temperos, mas também potenciados do ponto de vista turístico já que permitem associar o lazer a experiências em torno da colheita, da transformação e do aproveitamento dos produtos».

Este conjunto de atividades decorre no âmbito de um projeto que o município de Loulé está a desenvolver, financiado no âmbito do CRESC Algarve 2020, enquadra-se no PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento dos Recursos Endógenos, na ação “Demonstração, valorização e promoção de produtos locais, da gastronomia, tradição e arte” e “VITALIZAR – Produtos e Recursos do Território”.

Os interessados terão de se inscrever até ao dia 7 de Outubro, optando pelo programa do dia ou apenas pelo período da manhã ou da tarde.

A atividade é gratuita, com exceção do almoço que pode ser reservado em dois dos restaurantes locais, que integram na oferta gastronómica pratos e petiscos com incorporação de azeitona, azeite e aromáticas.

Para mais informações e inscrições os interessados deverão contactar a divisão de Economia Local Comércio e Turismo da Câmara de Loulé, através do e-mail [email protected] ou do contacto telefónico 289 400 829.

 



maozorra
vilavitaparc

Também poderá gostar

Feira Social1

Feira Social de Loulé dá a conhecer trabalho das instituições este sábado

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica