Variante de Aljustrel tem projeto final entregue na Câmara e na Infraestruturas de Portugal

Esta quinta-feira, dia 16, será ainda entregue  o pedido de dispensa para Avaliação de Impacto Ambiental

O Projeto Final de Execução da Variante de Aljustrel, que permitirá avançar, após a homologação, para a construção da obra, foi entregue esta terça-feira, 14 de Setembro, na Câmara Municipal e na Infraestruturas de Portugal.

Anteriormente o Estudo Preliminar da Variante de Aljustrel já tinha sido aprovado pela Infraestruturas de Portugal, sendo que «já se encontra inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo, tendo assim garantia de financiamento», diz a autarquia.

O município de Aljustrel considera que «este é um passo decisivo e determinante e espera, agora, que seja possível lançar o concurso para a realização da empreitada até ao final deste ano».

Esta quinta-feira, dia 16, será ainda entregue  o pedido de dispensa para Avaliação de Impacto Ambiental na Câmara Municipal de Aljustrel, bem como na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), pela empresa RPlanning.

Esta infraestrutura é «determinante para o desenvolvimento do concelho, há anos reivindicada por esta autarquia e pela população, e inclui-se no âmbito das acessibilidades rodoviárias acopladas a áreas empresariais, considerando-se que esta variante será determinante para melhorar o acesso à Zona de Extração Mineira e à Área de Localização Empresarial».

A variante de Aljustrel ligará a ER 261 à EN2, passando pela EN 383, com uma extensão total de 4 436 metros.

A sua construção permitirá desviar para fora da vila o trânsito de veículos pesados, muito em particular os que transportam matérias perigosas.

Este projeto final, agora entregue, contempla as especialidades do traçado, drenagem, pavimentação, obras acessórias, sinalização e segurança e obras de arte integradas. Está ainda feito um projeto de iluminação e o já referido estudo de ambiente que será apresentado à APA.

A variante de Aljustrel vai permitir «um melhor ordenamento do perímetro urbano da localidade, mas também vai ser crucial para o desenvolvimento das atividades económicas, proporcionando melhores acessos rodoviários às muitas empresas que já se instalaram ou que aqui pretendam fixar-se. E permitirá ainda uma maior segurança à população, nomeadamente no que diz respeito à mobilidade dentro da vila», conclui o município.

 



Comentários

pub